Ex-Flamengo define data para retornar ao futebol; veja

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

Tite decidiu que voltará a trabalhar a partir de janeiro de 2026, segundo a ESPN. O treinador não aceitará um projeto na reta final de 2025, preferindo um período maior de preparação. O último trabalho foi no Flamengo, de onde saiu em setembro do ano passado, após menos de um ano no comando da equipe.

Sem preferência entre seleção ou clube, no Brasil ou no exterior, Tite chegou a manter conversas com representantes da seleção da Venezuela e do Besiktas. As negociações, entretanto, não avançaram, já que as propostas apresentadas não atenderam às expectativas do técnico. Pessoas próximas relataram à ESPN que a prioridade do treinador envolve um objetivo específico de carreira, embora os detalhes não tenham sido revelados.

No Flamengo, os números registram uma passagem marcada por equilíbrio e desempenho competitivo. Foram 68 jogos sob o comando de Tite, com 41 vitórias, 11 empates e 16 derrotas. Durante o período, o time marcou 108 gols e sofreu 49, mantendo boa média ofensiva ao longo da temporada.

Na Copa Libertadores, o Flamengo foi eliminado pelo Peñarol sem marcar gols nos 180 minutos de confronto. A queda precoce no torneio continental provocou mudanças internas no clube. Pouco depois, foi confirmada a saída do treinador e abriu caminho para o início da era Filipe Luís à frente da equipe rubro-negra.

Tite durante jogo entre Flamengo e São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão 2024 (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Desde então, Tite tem se dedicado a estudos relacionados ao futebol e aproveitado o tempo com familiares e amigos. O período sabático tem servido também para reflexão sobre os próximos passos na carreira.

Nos bastidores, há o desejo de retornar ao alto nível competitivo, retomando o ambiente de grandes disputas e desafios técnicos. O treinador, reconhecido pela trajetória consolidada, segue atento às movimentações do mercado e às oportunidades que possam surgir.

A carreira de Tite inclui passagens por diversos clubes brasileiros, como Guarany, Caxias, Veranópolis, Ypiranga, Grêmio, São Caetano e Corinthians. Ele também comandou Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, além das equipes árabes Al Ain e Al Wahda, e a Seleção Brasileira, com a qual disputou duas Copas do Mundo.