Ontem, quarta-feira (15 de outubro), Botafogo e Flamengo se enfrentaram no Nilton Santos pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF divulgou o áudio do VAR do clássico. O especialista Paulo César de Oliveira identificou um erro capital da arbitragem no primeiro tempo.
Notícias mais lidas:
Antes, o primeiro tempo foi agitado. O Botafogo, mesmo desfalcado, criou com Artur, Arthur Cabral e Cuiabano. O Flamengo abriu o placar aos 39 minutos, com Pedro, após arrancada de Arrascaeta e passe para finalização no canto de Léo Linck.
Depois do intervalo, o clima esquentou com entradas fortes e jogo físico. Arthur Cabral perdeu chance do empate. O Flamengo ampliou aos 25, quando Everton Cebolinha arrancou, acionou Pedro, e Luiz Araújo finalizou. Pouco depois, Carrascal cruzou, e Gonzalo Plata cabeceou após erro de saída de Cuiabano.
Em paralelo, a CBF liberou a checagem do VAR sobre possível pênalti em Luiz Araújo, ainda com 0 a 0. A análise considerou “contato insignificante de jogo” em pisão de Allan. Emerson Royal e Santi Rodríguez receberam amarelo após confusão.
No áudio, um auxiliar aciona o árbitro Alex Gomes Stefano antes da revisão do lance.
“Auxiliar: Melhor parar, Alex.”
⚠️ CBF divulga áudio do VAR do lance em que o Flamengo reclamou de pênalti contra o Botafogo:
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 16, 2025
“Vejo um contato muito leve, não vejo um pisão claro. Não impacta na jogada. Tudo checado, pode seguir. É um contato insignificante de jogo.”
🎥 Divulgação/CBF pic.twitter.com/3dsSsU8hzd
Na sequência, Alex descreveu a disputa como normal e pediu verificação da posse de bola.
“Alex: Contato normal de jogo, Ricardo. Teve uma disputa lateral que teve uma entrada por baixo que não foi nada faltoso para mim. Analisa onde que a bola foi, se a posse era da defesa ou ataque.”
Além disso, a equipe de vídeo afirmou que o contato foi leve e não impactou a jogada, classificando o lance como “insignificante”. Atuaram Alex Gomes Stefano, os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Victor Hugo Imazu dos Santos, o 4º árbitro Lucas Paulo Torezin, o VAR Rodolpho Toski Marques e os auxiliares Diogo Carvalho Silva e Diego Pombo Lopez.