CBF define árbitro polêmico para apitar Flamengo x Palmeiras

Flamengo e Palmeiras durante jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A Comissão de Arbitragem da CBF escalou Wilton Pereira Sampaio para apitar Flamengo x Palmeiras, domingo (19 de outubro), pelo Brasileirão. O duelo reúne o primeiro e o segundo colocados da competição.

O jogo ocorrerá no Maracanã, às 16 horas (horário de Brasília). A entidade optou por um nome de peso, com Copa do Mundo no currículo, em uma tentativa de segurança após turbulência recente na arbitragem por erros que afetaram a disputa pela liderança.

O árbitro integra a Federação Goiana de Futebol e faz parte do quadro da Fifa. Ele é árbitro Fifa desde 2013 e possui experiência internacional. Em 2018, atuou como árbitro de vídeo na Copa do Mundo, e em 2022, apitou quatro partidas no Catar como árbitro principal.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, Wilton Sampaio trabalhou em 16 jogos da Série A. O mais recente ocorreu na 28ª rodada, na vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão. No torneio, ele marcou 441 faltas, com média de 27,6 por jogo. Também distribuiu 98 cartões, média de seis por jogo.

Ele apitou confrontos relevantes nesta temporada. Esteve em Cruzeiro 2 x 1 Flamengo (7ª rodada) e Corinthians 1 x 2 Flamengo (25ª rodada). Também dirigiu Palmeiras 0 x 1 Bahia (6ª rodada) e Flamengo 2 x 0 São Paulo (13ª).

No cenário internacional em 2025, Wilton Pereira Sampaio atuou na Copa do Mundo de Clubes. Ele apitou Monterrey 1 x 1 Internazionale (1ª rodada), RB Salzburg 0 x 0 Al-Hilal (2ª rodada) e Paris Saint-Germain 4 x 0 Inter Miami (oitavas).

A Comissão de Arbitragem da CBF escolheu o árbitro goiano para Flamengo x Palmeiras, no Maracanã, jogo decisivo do Campeonato Brasileiro.

As equipes medem força em confronto direto e pelo chamado ‘jogo de seis pontos’. O Palmeiras lidera a tabela, com 61 pontos e 19 vitórias em 27 jogos. O Flamengo tem 58 pontos, com 17 triunfos e o mesmo número de partidas. Nesse cenário, o Rubro-Negro precisa vencer para empatar em pontuação, ainda que vá continuar na vice-liderança do torneio pelo critério desempate.

No entanto, um revés deixa a situação do Flamengo mais complicada, porque o time deixa de depender apenas de si para ser campeão e vê o Alviverde abrir seis pontos no topo da tabela, na reta final do campeonato.