Jornalista da Rede Globo detona presidente do Flamengo

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

O Flamengo confirmou a saída da técnica Rosana Augusto e informou que o planejamento do futebol feminino para 2026 terá readequação financeira, com aposta nas categorias de base. A decisão gerou críticas públicas da jornalista Renata Mendonça, do SporTV, direcionadas ao presidente Luiz Eduardo Baptista.

Durante o SporTV, nesta sexta-feira (17 de outubro), Renata Mendonça criticou a decisão e a condução da diretoria rubro-negra.

“É vergonhoso o que o Flamengo faz com o futebol feminino. Anunciaram a saída da técnica Rosana e uma readequação (ou seja, redução) de orçamento para aproveitar a base no profissional. O clube mais rico do continente e o de maior torcida do Brasil não cansa de desprezar o futebol feminino”, pontuou.

Em seguida, a jornalista apontou medidas anteriores da gestão Bap que, segundo ela, prejudicaram a modalidade no clube.

“A gestão Bap demonstrou esse descaso desde o início, quando tirou o futebol feminino do departamento de futebol e o colocou em esportes olímpicos, com menos recursos. Depois, mudou o local de treino, piorando a estrutura. Agora, anuncia que vai colocar praticamente a base para jogar no profissional”.

Em nota, o clube comunicou que a rescisão ocorreu em comum acordo. Rosana havia assumido a equipe em abril deste ano e tinha contrato até o fim de 2026. Também no comunicado, o Flamengo afirmou que seguirá investindo em jogadoras formadas em casa, citando nomes que já integraram o elenco principal em 2025.

Durante a curta Era Rosana, houve estreia com título da Copa Rio, em 23 de abril. No Brasileirão, o time terminou em quinto lugar e caiu nas quartas de final para o Palmeiras. No Carioca, está na segunda posição, com o melhor ataque da competição.

Para substituir a treinadora, o Flamengo anunciou, nesta sexta-feira (17), Celso Silva como substituto. Ele já comandou atividades com o elenco. Agora, o time tem compromisso pela 5ª rodada do Campeonato Carioca neste sábado (18 de outubro), às 10 horas (horário de Brasília), contra o Heips, na Gávea.