Relembre as polêmicas de Wilton Pereira Sampaio contra o Flamengo

Wilton Pereira Sampaio no jogo entre Flamengo e Corinthians (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Depois de polêmicas com a arbitragem nas últimas rodadas, a CBF escalou Wilton Pereira Sampaio para Palmeiras x Flamengo, no Maracanã, domingo (19 de outubro). A escolha envolve o líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro.

O goiano tem amplo histórico com ambos. Segundo o site Transfermarkt, com Wilton, o Flamengo soma 27 vitórias, 10 empates e 10 derrotas (64,5% de aproveitamento). Com o Palmeiras, são 21 vitórias, 14 empates e 16 derrotas (50,3%).

Assim que a confirmação saiu, torcedores palmeirenses reagiram nas redes sociais e criticaram a indicação. Parte das manifestações classificou o árbitro com um rótulo que ganhou tração entre os comentários: “maior árbitro caseiro.”

Em 2023, o Flamengo entrou com processo no STJD pedindo o afastamento de Wilton por 120 dias, após a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras. Inicialmente, o clube enviou ofício à CBF solicitando reciclagem dele e de Rodrigo D’Alonso Ferreira.

“Ele cometeu erros crassos na condução dessa partida. A gente só vem pedir uma punição dele por total falta de técnica, inclusive, ele foi eleito o pior treinador pior árbitro da Copa do Mundo. Assim, ele é um cara que já vem mal. Não é pelo Flamengo , é pelo bem do futebol brasileiro. Não estamos contestando o resultado. O jogo é jogado, o jogo é no campo. Mas não podemos ter um árbitro que não possa aplicar a regra. O Flamengo quer que o árbitro sofra as consequências legais.”

Também houve críticas recentes de especialistas. O ex-árbitro Carlos Eugênio Simon apontou erro grave em Corinthians x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no lance do lateral que originou o segundo gol rubro-negro.

“O zagueiro do Corinthians toca na bola, ela vai no pé do jogador do Flamengo e sai para lateral. Era bola do Corinthians, e o bandeirinha deu a favor do Flamengo. Desse lateral, sai o segundo gol. Erro da arbitragem.”