
Flamengo e Palmeiras fazem duelo direto pela liderança no domingo (19 de outubro), no Maracanã. As equipes venceram na rodada passada. O confronto é tratado como “final” do Brasileiro em diferentes análises. A partida começa às 16 horas (horário de Brasília).
Notícias mais lidas:
O Palmeiras lidera com 61 pontos, três a mais que o Flamengo. Mesmo com derrota, o time paulista segue à frente por ter mais vitórias. Além disso, há tabu no Maracanã: o Palmeiras não vence no estádio há dez anos; o último triunfo foi em 2015, por 2 a 1, na 38ª rodada.
O jornalista Danilo Lavieri projeta mudanças na escalação e na ideia de jogo do Palmeiras. Segundo sua avaliação, a defesa segura do Flamengo requer reforço no meio campo e reposicionamentos na equipe.
“De repente, por o Andreas aberto pela direita, tirando o Veiga do time, reforçando o meio de campo, jogando com Martínez e Aníbal, jogando com Aníbal e Bruno Fuchs. Eu acho que alguma coisa diferente ele vai fazer. Ele não vai simplesmente repetir o que tem sido feito nas últimas partidas”.
Ele também prevê mudança de postura no Maracanã, com equipe menos reativa. A avaliação inclui pressão alta na saída rubro-negra.
“Nos últimos jogos, todas às vezes que o Palmeiras enfrentava o Flamengo, o Abel colocava o Palmeiras com o bumbum na parede para só marcar, para jogar fechado. Dessa vez, acho que o Palmeiras tem capacidade de tentar ofender o Flamengo, de repente marcar numa pressão alta, tentar sair, atrapalhar a saída de bola. Essa postura do Abel é algo que me deixa bastante curioso”.
Vale citar que o Palmeiras não poderá contar com Weverton, que sofreu uma fissura na mão e está fora do jogo. Como opções, Abel tem à disposição Marcelo Lomba e Carlos Miguel. Outros desfalques certos são Lucas Evangelista e Paulinho, em recuperação de cirurgias.
No elenco alviverde, Murilo e Andreas Pereira entram pendurados no Maracanã. Gustavo Gómez se reapresentou na quinta-feira (16 de outubro) após amistosos pelo Paraguai e volta a ser opção. Khellven treinou em tempo integral com o elenco.
A CBF definiu Wilton Pereira Sampaio como árbitro do jogo. De acordo com o site Transfermarkt, o Flamengo soma 27 vitórias, 10 empates e 10 derrotas com ele. Com o Palmeiras, são 21 vitórias, 14 empates e 16 derrotas. Torcedores palmeirenses demonstraram revolta nas redes sociais após a escolha.