Flamengo atualiza situação de Léo Ortiz

Léo Ortiz em ação pelo Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo confirmou neste domingo (19) que o zagueiro Léo Ortiz sofreu um estiramento do ligamento no tornozelo direito durante a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O defensor precisou deixar o campo ainda no primeiro tempo e foi encaminhado a um hospital para a realização de exames detalhados.

De acordo com nota oficial divulgada pelo clube, os exames de imagem — entre eles radiografia e ressonância magnética — descartaram fratura. O jogador já iniciou tratamento intensivo com o Departamento Médico no Ninho do Urubu.

“Substituído ainda no primeiro tempo de Flamengo 3 x 2 Palmeiras, o zagueiro Léo Ortiz logo foi encaminhado para o hospital, onde realizou exames de radiografia e ressonância magnética. O resultado não apontou fratura, apenas um estiramento do ligamento no tornozelo direito. O atleta já iniciou o tratamento”, informou o clube.

Lance causou preocupação e afetou andamento do jogo

A lesão aconteceu aos 22 minutos do primeiro tempo, após uma dividida com o atacante Vitor Roque. No choque, o jogador palmeirense caiu sobre a perna direita do defensor flamenguista. Ortiz tentou continuar na partida, mas não conseguiu retornar. Danilo entrou em seu lugar.

O impacto da saída do zagueiro foi além do aspecto físico. A comunicação entre a comissão técnica e os médicos falhou no momento da substituição. Filipe Luís aguardava a confirmação da gravidade da lesão, e, nesse intervalo, a arbitragem autorizou o reinício da partida.

O Flamengo ficou cerca de um minuto e cinquenta segundos com dez jogadores em campo.

Nesse período, o Palmeiras aproveitou a superioridade numérica e chegou ao empate. Vitor Roque completou de cabeça um cruzamento pela direita, após Arrascaeta ter marcado o primeiro gol rubro-negro minutos antes.

Vitória confirmada no segundo tempo

Apesar do gol sofrido durante a desorganização, o Flamengo conseguiu reagir ainda na primeira etapa. Pedro sofreu pênalti e Jorginho converteu. Em seguida, o próprio camisa 9 aproveitou erro de Aníbal Moreno e ampliou a vantagem.

No fim, Gustavo Gómez marcou o segundo gol palmeirense, fechando o placar. Com o triunfo, o Flamengo chegou a 61 pontos, empatando com o Palmeiras na tabela, mas permanece em segundo lugar pelo critério de número de vitórias.

A expectativa agora é pela recuperação de Ortiz, especialmente diante do confronto contra o Racing, na quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da semifinal da Conmebol Libertadores.