O reencontro entre Flamengo e Racing nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, marca o início das semifinais da Copa Libertadores e também revive um episódio marcante da trajetória recente do Rubro-Negro em competições internacionais. Afinal, o time carioca reencontra o meia argentino Luciano Vietto, responsável por um dos gols da eliminação do clube no Mundial de Clubes de 2022, quando defendia o Al-Hilal.
Notícias mais lidas:
Relembrando o Mundial de Clubes de 2022, Luciano Vietto deixou sua marca no terceiro gol do Al-Hilal, em jogada individual pela direita. Na ocasião, o Flamengo acabou derrotado por 3 a 2 e foi eliminado na semifinal do torneio. “Foi um jogo inesquecível, por tudo o que representava e pela forma como aconteceu”, declarou o meia argentino em entrevistas recentes ao falar sobre aquele confronto.
Atualmente no Racing, Vietto não é titular absoluto, mas tem sido peça relevante na campanha da equipe de Avellaneda. Em 2025, o jogador participou de 25 partidas, sendo 16 como titular, com cinco gols e três assistências, incluindo um tento contra o Botafogo na decisão da Recopa Sul-Americana, competição vencida pelo time argentino. No último compromisso antes de viajar ao Brasil, foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Aldosivi, resultado que manteve o clube na disputa pelas primeiras posições do Campeonato Argentino.
Do lado brasileiro, o Flamengo chega à semifinal após superar o Estudiantes nos pênaltis, em confronto equilibrado na fase anterior. Sob o comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro vem de vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras no Brasileirão, o que impulsiona ainda mais o ambiente interno. Contudo, a equipe carioca tem dois problemas físicos: Everton Cebolinha, lesionado no quadril, está fora, e Léo Ortiz é dúvida por conta de um estiramento no tornozelo .
Já o Racing, comandado por Gustavo Costas, enfrenta desafios maiores. O time argentino tem três desfalques certos: o zagueiro Franco Pardo (lesão grau 3 no adutor da coxa esquerda), o atacante Elias Torres (ligamento do joelho rompido) e o meia Alan Forneris (em recuperação de torção no joelho). Além disso, três atletas estão pendurados: Adrián Martínez, Gabriel Rojas e Martinera. Todos correm risco de suspensão no jogo de volta caso recebam novo cartão amarelo .
Por outro lado, Costas terá alguns nomes de volta. Entre os reforços estão o goleiro Gabriel Arias, os laterais Mura e Rojas, o volante Nardoni, o meia Sosa e o atacante Adrián Martínez, que estão recuperados e aptos a entrar em campo no Maracanã .
O confronto entre as equipes será exibido pela Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Paramount+ (streaming), com início marcado para as 21h30 (horário de Brasília). O duelo no Rio de Janeiro abre a disputa por uma vaga na grande final do torneio continental.