O cenário da semifinal da Libertadores apresenta contrastes entre os dois clubes brasileiros ainda vivos na competição. De um lado, o Flamengo venceu o Racing por 1 a 0 no Maracanã e leva vantagem para volta. Do outro, o Palmeiras sofreu uma dura derrota por 3 a 0 diante da LDU em Quito e precisa de uma remontada expressiva para avançar.
Notícias mais lidas:
Apesar dos contextos distintos, Rafael Sóbis acredita que o clube paulista tem mais chances de se classificar. Ídolo do Internacional e com passagem relevante pelo Fluminense, o comentarista afirmou que torce por uma final com dois brasileiros.
No entanto, contrariando as circunstâncias atuais, ele vê o Palmeiras em situação mais favorável que o Flamengo.
“Eu torço para ter os dois brasileiros na final da Libertadores, mas eu acho que vai ser Palmeiras x Racing. O Palmeiras tem mais condições de virar do que o Flamengo de se classificar”, declarou o ex-atacante ao projetar os confrontos decisivos.
Contexto para o Flamengo
Segundo Sóbis, a análise leva em conta o desempenho do Flamengo no jogo de ida. Para ele, o time carioca teve dificuldades diante dos argentinos, mesmo atuando como mandante. Ele entende que o resultado magro deixa o duelo em aberto, principalmente por se tratar de um confronto na Argentina.
“O Flamengo sofreu muito no primeiro jogo, e os times argentinos são peculiares. Lá é muito difícil de jogar. Esse 1 a 0 ficou curto. O Palmeiras tem mais chances, por ter sintético e pegar um time que não tem tanta tradição”, inciou.
E completou: “O Palmeiras, fazendo um gol ali no 1º tempo, tem totais condições de se classificar. E eles acreditam muito, eu percebo isso. A montanha do Flamengo é bem mais difícil. O Flamengo joga muito bem com a bola, mas na Argentina o jogo é outro”.
Ainda que o Flamengo tenha conquistado um resultado semelhante nas quartas de final – venceu o Estudiantes por 2 a 1 na ida e depois garantiu a vaga mesmo sob desconfiança – a avaliação de Sóbis destaca o peso do ambiente adversário.
Desvantagem paulista
Enquanto isso, o Palmeiras encara mais que uma desvantagem no placar. O time de Abel Ferreira jamais venceu uma partida de semifinal da Libertadores no Allianz Parque. Mesmo assim, o ex-jogador se mostra confiante no potencial da equipe para reverter o placar elástico.
Outro ponto levantado por Sóbis foi a tradição dos adversários. Ele afirmou que o Racing possui mais peso internacional que a LDU, apesar de ambos terem um título da Libertadores. O clube equatoriano, entretanto, soma ainda duas conquistas da Sul-Americana, contra uma dos argentinos.
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (29), em Avellaneda, para o confronto de volta contra o Racing. A partida será no El Cilindro, às 21h30 (de Brasília).
Já o Palmeiras recebe a LDU no Allianz Parque, em quinta-feira (30), no mesmo horário, precisando vencer por ao menos três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis.


















