Saiba quantos pontos o Flamengo perdeu contra times da parte de baixo da tabela

Flamengo na Arena Castelão (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Após vitórias importantes sobre Botafogo e Palmeiras, o Flamengo voltou a oscilar no Campeonato Brasileiro. No sábado (25), a equipe de Filipe Luís foi derrotada pelo Fortaleza por 1 a 0, na Arena Castelão, resultado que ampliou para dez o número de pontos perdidos contra adversários que ocupam posições na segunda metade da tabela da Série A.

A irregularidade diante de equipes em situação delicada no campeonato contraria o planejamento do clube, que tem o título nacional como um dos principais objetivos da temporada. A derrota para o Fortaleza, atual vice-lanterna, não foi um caso isolado.

Ao longo do campeonato, o Flamengo também perdeu para o Santos, então 16º colocado, e empatou com Grêmio e Vasco, que estavam na 14ª e 15ª posições, respectivamente, nas rodadas em que enfrentaram os rubro-negros.

Resumo dos pontos perdidos:

  • Santos 1 x 0 Flamengo – 14ª rodada (Santos era 16º)
  • Flamengo 1 x 1 Grêmio – 22ª rodada (Grêmio era 14º)
  • Flamengo 1 x 1 Vasco – 24ª rodada (Vasco era 15º)
  • Fortaleza 1 x 0 Flamengo – 30ª rodada (Fortaleza era 19º)

Em contrapartida, a equipe também obteve bons resultados contra clubes da parte inferior da classificação. Venceu os dois confrontos com Vitória e Juventude, além de ter goleado o próprio Fortaleza no primeiro turno e superado o Internacional.

O time ainda enfrenta o lanterna Sport em dois jogos que podem ser determinantes na reta final da competição.

A atuação abaixo da média frustrou a expectativa criada após vitórias contra adversários diretos na luta pelo título. Com o empate entre Palmeiras e Cruzeiro, o Alviverde abriu um ponto de vantagem sobre os cariocas, por 62 a 61, respectivamente.

Pontos perdidos contra concorrentes diretos

A equipe carioca também deixou de pontuar em confrontos com times da parte de cima da tabela, o que, em contextos de maior equilíbrio, é considerado normal. O Flamengo empatou com o Botafogo no primeiro turno, perdeu para o Bahia e não conseguiu vencer o Cruzeiro em dois encontros.

Em compensação, superou o Palmeiras nos dois turnos e venceu o Mirassol na primeira metade do campeonato — clube com o qual ainda terá novo confronto.

Mudança de foco: decisão pela Libertadores

Com o Brasileirão momentaneamente em segundo plano, o Flamengo volta suas atenções para a Libertadores. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã, a equipe enfrenta o Racing-ARG nesta quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), em Avellaneda, valendo vaga na final do torneio continental.