Nesta terça-feira (28), data em que se comemora o Dia do Flamenguista, o Flamengo apresentou oficialmente sua nova camisa comemorativa: a “Pherusa”. O lançamento resgata um capítulo marcante da fundação do clube e reforça os valores de superação que moldaram a história rubro-negra.
Notícias mais lidas:
A nova peça carrega o nome do primeiro barco utilizado pela equipe nas competições de remo, ainda nos tempos do Grupo de Regatas do Flamengo. A embarcação “Pherusa”, embora tenha naufragado em sua estreia, se tornou símbolo da coragem dos remadores, que se uniram para sobreviver ao acidente.
O episódio transformou-se em um marco do espírito de luta e resiliência que acompanha a instituição até hoje.
A campanha de divulgação associa o uniforme à identidade do torcedor flamenguista. Em suas redes, o clube explicou o significado da nova camisa:
Pherusa é o nome do nosso primeiro barco que foi ao mar. Na primeira partida, ele naufragou, mas na luta, nos salvamos.
— Flamengo (@Flamengo) October 28, 2025
A camisa Pherusa é a materialização do que é ser Rubro-Negro: é lutar, é se unir, é acreditar até o último respiro quando todo Mundo acha impossível.
Vestir… pic.twitter.com/UecKjnbpzO
“A camisa Pherusa é a materialização do que é ser Rubro-Negro: é lutar, é se unir, é acreditar até o último respiro quando todo mundo acha impossível”, publicou, conectando o lançamento à narrativa de superação que permeia a trajetória do time.
O slogan escolhido para o encerramento da campanha, “Vestir Pherusa é vestir nossa história”, reafirma o objetivo de aproximar a torcida moderna das raízes fundadoras do clube.
Comercialização e acesso exclusivo
A camisa Pherusa já está à venda por meio do site oficial do clube. Até sábado (2), apenas os membros do programa Nação Sócio-Torcedor poderão adquirir o novo modelo, que foi lançado de forma exclusiva para esse público.
Significado da data escolhida
O Flamengo definiu o dia 28 de outubro para o lançamento por sua importância simbólica. A data é reconhecida como o Dia do Flamenguista por coincidir com a celebração de São Judas Tadeu, conhecido como o padroeiro das causas impossíveis.
A relação entre o santo e o clube foi fortalecida ao longo das décadas, à medida que o time protagonizou viradas e conquistas inesperadas, muitas vezes desafiando as probabilidades.


















