Relembre como foi a última partida do Flamengo no estádio do Racing

escudo do Racing (Foto: Reprodução/Instagram Racing)

Na última vez em que visitou o Estádio Presidente Perón, conhecido como Cilindro, o Flamengo saiu com um empate diante do Racing por 1 a 1. O resultado, conquistado na fase de grupos da Libertadores de 2023, seria suficiente para garantir a classificação do time à final da edição atual.

Flamengo e Racing se reencontram nesta quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília). No jogo de ida da semifinal, realizado no Maracanã, a equipe rubro-negra venceu por 1 a 0.

O duelo realizado em Avellaneda, em 4 de maio de 2023, ficou marcado por um feito histórico. Gabigol balançou as redes no último lance do primeiro tempo, após jogada ensaiada em cobrança de falta, e chegou a 30 gols na Libertadores.

À época, o artilheiro superou Luizão e se tornou o brasileiro com mais gols na história da competição continental. Atualmente, o atacante soma 31 gols no torneio.

Gabigol se tornou maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores no estádio do Racing (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Após a partida, o ex-camisa 10 comentou de forma irônica as críticas recebidas sobre sua condição física naquele início de temporada.

“Só recebo elogio em casa, que estou muito gostoso. O pessoal dá uma viajada, sinceramente não vejo (má forma física). Passam um pouquinho do ponto. Acho que é inveja também”.

Pulgar ganha espaço após falha no Mundial

Apesar de ter sofrido o empate aos 27 minutos da etapa final, o Flamengo teve como ponto positivo naquela partida a atuação de Erick Pulgar. O volante foi o responsável pela assistência no gol de Gabigol, ao tocar rasteiro para a área em jogada combinada.

O atacante dominou, driblou o marcador e finalizou de canela no canto direito do goleiro Arias.

Anteriormente, Pulgar vivia momento instável no elenco. Em fevereiro, teve desempenho abaixo do esperado na semifinal do Mundial de Clubes, quando o Flamengo foi derrotado pelo Al Hilal por 3 a 2. O jogador falhou no terceiro gol da equipe saudita, que acabou eliminando o time brasileiro.

A recuperação do volante ocorreu após a saída de Vítor Pereira e a chegada de Sampaoli. O argentino concedeu mais espaço a Pulgar, que, segundo o lateral Filipe Luís, passou a ser um dos principais nomes do elenco rubro-negro.

Hostilidade a Sampaoli marcou a visita ao Racing

Naquela noite, Sampaoli reencontrou torcedores argentinos em clima hostil. No estádio, o então treinador do Flamengo foi xingado por torcedores do Racing antes do início do jogo, que entoaram ofensas como forma de protesto contra o comandante.

O ressentimento está relacionado à sua passagem pela seleção argentina durante a Copa do Mundo de 2018. À época, Sampaoli foi criticado por não convocar Lautaro Martínez e Ricardo Centurión, ambos ex-jogadores do Racing.

A equipe foi eliminada pela França nas oitavas de final, e o treinador foi demitido após 15 partidas no comando da seleção. Na coletiva após o empate em Avellaneda, a imprensa local insistiu em provocá-lo, mantendo o tom crítico.

Próximo confronto define vaga na final

Com a vantagem construída no Maracanã, o Flamengo precisa apenas de um empate nesta quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), para se garantir na decisão da Libertadores.

A partida será novamente no Cilindro, palco do empate que, na temporada passada, teve recordes, críticas e reviravoltas marcantes para o clube carioca.