A declaração de Bruno Henrique após classificação do Flamengo para final da Libertadores: “Parabenizar a nossa defesa…”

Bruno Henrique pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com a vaga garantida para mais uma final continental, o Flamengo precisou demonstrar solidez defensiva e resistência emocional diante de um cenário adverso. Jogando fora de casa, no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, o time segurou o empate por 0 a 0 contra o Racing, na noite de quarta-feira (29 de outubro), e avançou à decisão da Libertadores. A classificação foi assegurada graças à vitória por 1 a 0 no confronto de ida, no Maracanã.

Após o apito final, Bruno Henrique comentou sobre a superação do grupo em um cenário adverso, valorizando o empenho da defesa e o espírito coletivo da equipe.

“Agradecer a Deus por esse jogo, essa classificação. Parabenizar todos os meus companheiros, principalmente nossa defesa. Jogaram pra caramba. Jogamos quando tinha que jogar, defendemos quando tínhamos que defender, e é isso. Flamengo é raça, amor e paixão”, disse o camisa 27.

Apesar de ter iniciado a partida com boa presença ofensiva, o Flamengo perdeu força após a expulsão de Gonzalo Plata, aos 11 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu cartão vermelho direto após revidar um contato de Marcos Rojo. A arbitragem considerou o lance como agressão, o que gerou forte reclamação por parte dos jogadores e torcedores rubro-negros.

A partir desse momento, o Racing aumentou a pressão. Os argentinos buscaram o gol de todas as formas, principalmente em jogadas aéreas e cruzamentos na área. O goleiro Rossi se destacou com pelo menos três grandes defesas, sendo peça fundamental para a manutenção do placar. Além disso, o zagueiro Léo Pereira travou finalizações perigosas e foi decisivo no bloqueio de Vietto, nos minutos finais.

Antes da expulsão, o Flamengo teve chances claras de abrir o placar. Luiz Araújo arriscou dois chutes perigosos de fora da área. Já Arrascaeta perdeu grande oportunidade cara a cara com o goleiro Cambeses, após bela jogada individual. Por outro lado, o Racing também criou perigo, especialmente em cabeçadas de Conechny e finalizações de Solari.

Com a desvantagem numérica, o técnico Filipe Luís promoveu alterações defensivas. Danilo foi acionado no lugar de Carrascal, enquanto Bruno Henrique entrou na vaga de Arrascaeta. A estratégia visava equilibrar a marcação sem abrir mão do contra-ataque, embora o time tenha recuado e priorizado a proteção da área.

Classificado para a grande decisão, o Flamengo aguarda o desfecho da outra semifinal, entre Palmeiras e LDU, que se enfrentam nesta quinta-feira (30 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Os equatorianos venceram o jogo de ida por 3 a 0, o que obriga o time paulista a uma grande virada em casa. A finalíssima da Libertadores será disputada no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.

Enquanto isso, o elenco rubro-negro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado (1º de novembro), o time enfrenta o Sport, às 21 horas (horário de Brasília), no Maracanã, pela 31ª rodada da competição nacional, onde briga pela liderança do torneio.