A eliminação do Racing na semifinal da Libertadores deixou marcas profundas no ambiente do clube argentino. Após o empate sem gols com o Flamengo no El Cilindro, em Avellaneda, Gustavo Costas compareceu à coletiva visivelmente abalado e reconheceu a frustração pelo resultado.
Notícias mais lidas:
O treinador iniciou sua fala com um tom de resignação, admitindo que sua presença na sala de imprensa se deu por obrigação contratual.
“Desculpa, eu nem queria vir, mas eu teria que pagar uma multa. Decepcionei meu povo. Nós estávamos tão animados. O apoio da torcida foi extraordinário, todos os dias. Infelizmente não conseguimos o objetivo. Porém, a partir de quinta, um novo capítulo começa”, disse com a voz embargada.
Jogadores elogiados mesmo diante da derrota
Apesar do resultado negativo, o técnico fez questão de destacar o esforço dos atletas durante os 90 minutos. Segundo ele, muitos entraram em campo sem plenas condições físicas, mas demonstraram entrega até o apito final.
“O que eu digo aos meus jogadores? Agradeço pela vida que deram em campo. Alguns jogaram com músculos lesionados. (Martínez) com o joelho quase fraturado, com febre. Poderíamos ter jogado bem, mal, mas os torcedores têm que estar felizes. Os jogadores os representaram da melhor maneira”.
O técnico encerrou sua participação reforçando a confiança no elenco e reconhecendo a luta demonstrada na campanha até a semifinal:
“Não estou com muita vontade de falar. Os jogadores deram tudo de si. Como sempre digo, eu iria para a guerra com eles, e quero muito agradecê-los pelo que nos deram. Estivemos muito perto, mas não conseguimos.”
Provocação do Flamengo após a classificação
Enquanto a decepção tomava conta do lado argentino, o Flamengo adotou tom provocativo nas redes sociais. Logo após a vaga na final, o clube publicou a imagem de uma garra de urubu segurando o escudo do Racing com a frase “Não vai a Lima”, em referência ao palco da decisão continental.
A publicação foi uma resposta direta a uma fala de Gustavo Costas após o jogo de ida, no Maracanã. Na ocasião, o técnico havia demonstrado confiança total na classificação da equipe argentina.
— “Está aberto, agradecer à torcida por todo o apoio que deu a este plantel, por ter vindo, por ter enchido sua parte. E que temos que estar mais juntos do que nunca, porque estamos mais vivos do que nunca. Sabemos que em casa vamos jogar o sonho de poder ir a Lima. Poder não, nós vamos para Lima.”

Flamengo aguarda adversário para decisão
Com o resultado agregado de 1 a 0 a seu favor, o Flamengo garantiu vaga na grande final da Libertadores, que será disputada em jogo único no sábado (29 de novembro), no Peru.
O adversário será conhecido nesta quinta-feira (30), no duelo entre Palmeiras e LDU, no Allianz Parque.
















