Federação Inglesa anuncia punições a Lucas Paquetá

Lucas Paquetá pelo West Ham (Foto: Instagram)

A FA anunciou nesta sexta-feira (31 de outubro) duas punições ao meia Lucas Paquetá, do West Ham, por descumprimento da Regra F3. O caso envolve investigação sobre suposto envolvimento com apostas. O jogador é ex-Flamengo.

Segundo a entidade, Paquetá recebeu uma reprimenda e uma advertência sobre condutas futuras, além de orientação para colaborar com investigações. Ele arcará com 10% das custas processuais, e 90% serão pagos pela FA. Os valores não foram revelados. O West Ham celebrou o encerramento em nota oficial.

“O West Ham United e Lucas Paquetá estão felizes que esse caso finalmente foi encerrado. O clube não fará mais comentários sobre o tema.”

No dia 31 de julho, a principal decisão foi anunciada e o atleta escapou de acusações mais graves, como possível suspensão ou banimento do futebol. A Comissão Regulatória Independente concluiu que não havia provas suficientes. A FA, vale recordar, havia pedido o banimento do jogador. Com a decisão, Paquetá voltou a jogar normalmente.

As acusações envolveram quatro partidas da Premier League. Foram elas: Leicester City, sábado (12 de novembro de 2022), e Aston Villa, domingo (12 de março de 2023). Também Leeds United, domingo (21 de maio de 2023), e Bournemouth, sábado (12 de agosto de 2023).

A FA sustentou que o meio-campista não respondeu perguntas e não forneceu informações requeridas durante a apuração. A comissão considerou que ele seguiu orientação do advogado do clube e tem pouca dominância da língua inglesa. Não houve aplicação de multa.

As audiências ocorreram em segunda-feira (11 de setembro de 2023) e sexta-feira (10 de novembro de 2023). A FA orientou Paquetá a colaborar com futuras investigações, se necessário.

Dessa forma, encerra-se de vez o “caso Paquetá”, segundo comunicado desta sexta-feira (31 de outubro). Ele está liberado para atuar normalmente pelo West Ham.