Flamengo x Palmeiras: jornalista crava favorito na final da Libertadores

Arrascaeta durante a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, no Allianz Parque - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Arrascaeta durante a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, no Allianz Parque - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

A final da Copa Libertadores de 2025 está marcada para 29 de novembro, em Lima, no Peru, e colocará frente a frente dois dos clubes mais vitoriosos do continente nos últimos anos: Palmeiras e Flamengo. A decisão reedita o confronto de 2021, vencido pelo time paulista, e já movimenta os bastidores com análises e palpites diversos, inclusive de jornalistas renomados.

Mauro Cezar Pereira, conhecido por seu tom crítico e direto, optou por não apontar favoritismo. Para ele, qualquer tentativa de prever o desfecho da partida nesse momento carece de fundamentos concretos. “Muito pretensioso alguém dizer quem é o favorito para a final da Libertadores 30 dias antes. Até porque ambos os times são instáveis nesse momento”, declarou o comentarista, mencionando tropeços recentes das duas equipes na temporada.

Na mesma linha, Mauro classificou como “achismo” qualquer previsão feita com tanta antecedência. “Se ouvir/ler alguém apontando favorito, não importa se hoje ou em um mês, entenda como mero chute. Um caça clique talvez. Algo irrelevante”, concluiu o jornalista.

Contrariando essa cautela, Ivan Moré, ex-apresentador do Globo Esporte, cravou seu palpite em favor do Flamengo. Embora tenha reconhecido o mérito da classificação do Palmeiras sobre a LDU, o jornalista mostrou confiança no time carioca. “Não tem o que falar. Nem zoar. Hoje é dia de aplaudir o Abel e esses jogadores. Mas sigo achando que o Flamengo vencerá a final em Lima”.

Em contraponto, Arnaldo Ribeiro destacou o momento atual do Palmeiras como determinante, mas ponderou que o cenário pode mudar até o dia da decisão. “Hoje? Palmeiras. Mas em um mês pode acontecer muita coisa”, escreveu o comentarista ao ser questionado nas redes sociais.

A campanha até a final foi marcada por confrontos intensos. O Flamengo eliminou o Racing com vitória no Maracanã e empate fora de casa. Já o Palmeiras conseguiu uma virada diante da LDU, revertendo a derrota por 3 a 0 sofrida em Quito com uma goleada por 4 a 0 no Allianz Parque, destacando-se as atuações de Raphael Veiga e Andreas Pereira.

Curiosamente, Andreas foi o personagem central na final de 2021 entre os dois clubes, quando ainda defendia o Flamengo e cometeu o erro que resultou no gol da vitória palmeirense. Agora, vestindo a camisa do Verdão, o meia busca um novo desfecho, carregando o simbolismo de um reencontro com seu passado recente.

Por fim, o palco da final também carrega memórias marcantes para o Flamengo. Foi em Lima, em 2019, que o clube conquistou a Libertadores sob o comando de Jorge Jesus, vencendo o River Plate com gols de Gabigol nos minutos finais.