A sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, passou a receber uma série de intervenções em sua fachada. Ainda em processo de finalização, o projeto de personalização dos muros ganhou grande repercussão na internet, especialmente após imagens circularem nas redes sociais.
Notícias mais lidas:
A iniciativa, que busca reforçar a identidade visual do clube no espaço físico, foi amplamente elogiada por torcedores rubro-negros e atende a uma demanda antiga dos torcedores.
A expectativa era de que a fachada da Gávea refletisse não apenas as cores do clube, mas também elementos simbólicos da história e cultura do Flamengo. Agora, essas referências começaram a tomar forma com pinturas que fazem alusão direta a símbolos tradicionais da instituição.
Entre as artes já visíveis, uma das primeiras homenageia São Judas Tadeu, padroeiro do clube. Outra traz a imagem de um rádio, elemento fundamental na difusão da torcida rubro-negra pelo país ao longo das décadas.
Um terceiro painel exibe um jogador apontando para o escudo no uniforme, remetendo ao sentimento de pertencimento. Também chama atenção a pintura que inclui a silhueta de um grande urubu, símbolo que representa a torcida, acompanhada da inscrição “ser Flamengo”.
COISA MAIS LINDA! Demanda antiga de vários torcedores. Finalmente ouviram. Espero que façam no quarteirão inteiro! E receber essa notícia de você é bom demais, irmão!
— Lucas Stelling (@LucasStelling) November 4, 2025
Projeto repercute positivamente nas redes
As imagens da nova fachada foram publicadas pelo perfil @crbenfica, na rede X, e rapidamente ganharam engajamento. Até a última atualização, o post já ultrapassava 35 mil visualizações.
“Finalmente, os muros do Clube vão ganhando nossos traços, sem pintura monótona, tampouco faixa preta transversal” , escreveu.
Finalmente vai ser o muro do Flamengo e não do Atlético paranaense
— Diego Zuazo (@diegozuazo) November 3, 2025
Identidade reforçada no espaço físico
A intervenção artística nos muros da Gávea reflete um movimento mais amplo de valorização das raízes e da memória coletiva do clube. A sede, que reúne parte significativa da história do Flamengo, agora passa a traduzir de forma mais direta, em sua fachada, o vínculo com a torcida e os símbolos que marcaram gerações.


















