A CBF confirmou, nesta semana, mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro envolvendo Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. As alterações foram necessárias para adequar o calendário dos clubes às finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, nas quais os três times estão diretamente envolvidos.
Notícias mais lidas:
A primeira mudança afeta a 34ª rodada. O confronto entre Atlético-MG e Palmeiras, que estava agendado para o dia 19 de novembro, em Minas Gerais, foi adiado.
Em seu lugar, a nova programação prevê o duelo entre Palmeiras e Vitória, no Allianz Parque, pela 37ª rodada. A nova data para o jogo entre mineiros e paulistas ainda não foi definida pela entidade.
Finais da Libertadores e Sul-Americana impactam 36ª rodada
Outros dois ajustes envolvem a 36ª rodada da competição. Os jogos de Flamengo e Palmeiras, que aconteceriam em 30 de novembro, foram antecipados para o dia 25 do mesmo mês.
A medida visa liberar as equipes para a final da Copa Libertadores, marcada para o dia 29, em Lima, no Peru. O Flamengo enfrentará o Atlético-MG no Mineirão, enquanto o Palmeiras visitará o Grêmio em Porto Alegre.
Já o Atlético-MG, que disputará a decisão da Sul-Americana contra o Lanús em 22 de novembro, teve a data do seu jogo contra o Red Bull Bragantino antecipada. Inicialmente previsto para o dia 3 de dezembro, o duelo válido pela 37ª rodada ocorrerá agora em 16 de novembro.
A partida será realizada durante a Data FIFA, período tradicionalmente reservado a amistosos e compromissos de seleções.
Datas atualizadas dos jogos alterados
-
Rodada 34
-
Antes: 19/11 – Atlético-MG x Palmeiras
-
Depois: 19/11 – Palmeiras x Vitória
-
Nova data de Atlético-MG x Palmeiras: ainda indefinida
-
-
Rodada 37
-
Antes: 03/12 – Bragantino x Atlético-MG
-
Depois: 16/11 – Bragantino x Atlético-MG
-
-
Rodada 36
-
Antes: 30/11 – Grêmio x Palmeiras e Atlético-MG x Flamengo
-
Depois: 25/11 – Grêmio x Palmeiras e Atlético-MG x Flamengo
-
Contexto das decisões
A CBF realizou as mudanças com o objetivo de preservar a integridade física dos atletas e oferecer maior tempo de preparação para os compromissos decisivos de Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG nas competições sul-americanas.
Com as alterações, os três clubes conseguirão administrar melhor seus elencos e organizar as viagens necessárias para as decisões fora do Brasil. O calendário apertado exigirá atenção redobrada das comissões técnicas para equilibrar desempenho e recuperação física dos jogadores.
As finais da temporada ocorrem em sequência: a Sul-Americana no dia 22 de novembro, e a Libertadores no dia 29, com a definição do primeiro clube brasileiro tetracampeão da principal competição do continente.
















