A declaração de Filipe Luís direcionada a Gonzalo Plata, do Flamengo

Foto: Leo José / Coluna do Fla

Filipe Luís defendeu Gonzalo Plata após a expulsão que complicou o Flamengo no empate por 2 a 2 com o São Paulo, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O equatoriano recebeu o cartão vermelho direto aos 21 minutos do segundo tempo, logo após o Rubro-Negro ter virado o placar.

Com um a menos, a equipe carioca acabou sofrendo o empate minutos depois. O treinador evitou responsabilizar o jogador pela falha e, segundo ele, a falta foi acidental. Além disso, disse que responsabilidade pelo resultado recai sobre a comissão técnica.

“Sobre as punições, sempre dependem da diretoria do clube. É claro que eu participo. Mas o que acontece, uma expulsão como a do Plata de hoje, que foi sem querer… Ele quis ir na bola e acabou pegando a perna do jogador” .

“Um jogador que estava dando absolutamente tudo. Eu jamais vou vir aqui e culpar um jogador por cometer um erro desses. Ao contrário, eu estou aqui para colocar a culpa em mim mesmo. Esse empate, a culpa é sempre do treinador, que é o maior responsável”, afirmou Filipe Luís.

Flamengo acumula expulsões e desperdiça pontos

A expulsão marcou o terceiro jogo consecutivo do Fla em que a equipe não termina com 11 jogadores em campo. Ao todo, foram cinco vermelhos nas últimas dez partidas, refletindo um cenário preocupante, especialmente em meio à sequência intensa de compromissos.

Apesar da atuação combativa em boa parte do confronto, o treinador reconheceu que os erros cometidos nos momentos decisivos têm custado pontos importantes para o time na luta pelo título.

“No campeonato de pontos corridos, nos momentos mais importantes e de mais pressão, claro que se cometem mais erros. Mas nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes. Cada ponto que perdemos fica mais difícil e mais longe de conquistar nosso grande objetivo, que é ser campeão”, completou.

Desempenho em campo e impacto da expulsão

O jogo começou em desvantagem para o Flamengo, que sofreu um gol logo aos dois minutos, marcado por Luciano após erro de saída de bola. Aos quatro, Arrascaeta sofreu pênalti e converteu, igualando o marcador. No segundo tempo, o time carioca virou com Samuel Lino, após jogada de Emerson Royal.

Pouco depois, Gonzalo Plata foi expulso por pisão em Robert Arboleda. Com superioridade numérica, o São Paulo se lançou ao ataque e chegou ao empate com Ferreirinha, aos 34 minutos, após cruzamento de Maik.

Próximo compromisso

Com o empate, o Flamengo chegou aos 65 pontos e se mantém na parte de cima da tabela, na disputa direta pelo título. O próximo compromisso será contra o Santos, no domingo (9), às 18h30, no Maracanã, pela 33ª rodada da Série A.