No domingo (9), a disputa entre Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão ganhou mais um capítulo. Com a derrota do Alviverde para o Mirassol e a vitória rubro-negra sobre o Santos, as chances de título do campeonato, calculadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram atualizadas.
Notícias mais lidas:
Após a 33ª rodada, a equipe de Abel Ferreira sofreu uma grande queda nas probabilidades: de 74,8% para 54,6%. Enquanto isso, o time de Filipe Luís aumentou suas chances de conquistar a taça: de 21,7% foi para 43,7%.
A grande variação nas porcentagens de uma rodada para outra mostra a importância de cada resultado positivo nesta reta final de Brasileirão.
Agora, ambas as equipes retornam a campo somente no dia 15 (sábado): o Flamengo enfrenta o Sport, em Recife, e o Palmeiras duela novamente contra o Santos, desta vez na Vila Belmiro.
Chances de título do Brasileirão atualizadas
- Palmeiras: 54,6%
- Flamengo: 43,7%
- Cruzeiro: 1,7%
- Mirassol: 0,020%
Com chances bem abaixo de Flamengo e Palmeiras, o Cruzeiro perdeu a oportunidade de se manter colado nos dois primeiros colocados após o empate sem gols com o Fluminense, no Mineirão.
O Mirassol, por sua vez, teve um aumento irrisório em comparação à rodada anterior (de 0,009% para 0,020%). Apesar da vitória sobre o Alviverde, o time ocupa a quarta colocação, com nove pontos de diferença para o líder e o vice-líder.
Filipe Luís fala sobre disputa acirrada
Em coletiva após a vitória sobre o Santos por 3 a 2, Filipe Luís exaltou a disputa do Campeonato Brasileiro e afirmou que a pressão sobre o Flamengo é maior do que os outros times. O técnico reafirmou que os adversários jogam de maneira diferente por conta do Rubro-Negro.
“É muito disputado. Todos nós deixamos pontos no decorrer desse campeonato. A pressão do Flamengo é maior do que os outros clubes, até a forma como os adversários vêm jogar contra o Flamengo é diferente. Todos os times cometem erros nessas fases decisivas”, disse o treinador.
Por fim, Filipe Luís analisou a competitividade do Brasileirão em comparação com outras ligas. Na Espanha, por exemplo, o Real Madrid soma 36 títulos de La Liga, enquanto no Brasil o cenário é bem diferente devido à intensa disputa entre as equipes.
“No fim das contas, o time que estiver em cima da tabela é aquele que foi mais forte mentalmente, o melhor do campeonato. E, por isso, é tão difícil de vencer. A gente vê em outros campeonatos da Europa, por exemplo o Real Madrid tem mais de 30 campeonatos nacionais. E aqui isso não existe pelo nível de competitividade”, opinou o técnico.
Após a vitória sobre o Santos no Maracanã, o Flamengo igualou o Palmeiras no número de pontos (68). No primeiro critério de desempate, que são as vitórias, o Rubro-Negro (20) ainda segue atrás do Alviverde (21) – fazendo com que o time paulista siga na liderança.
Além do Brasileirão, os clubes também disputarão o título da Copa Libertadores, em Lima, no dia 29 de novembro.
















