Conmebol anuncia nova tecnologia para a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Nesta quarta-feira (12 de novembro), a Conmebol confirmou o uso do impedimento semiautomático (SAOT) e da tecnologia da linha do gol (GLT). Os recursos serão aplicados na final da Libertadores. O jogo entre Flamengo e Palmeiras será no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru, às 18 horas (horário de Brasília).

O pacote técnico terá 24 câmeras distribuídas ao redor do estádio. Serão 14 dedicadas à GLT (tecnologia da linha do gol) e outras 10 ao SAOT (impedimento semiautomático). Segundo a entidade, as câmeras operam acima de 200 quadros por segundo. A resolução é superior a 500 pixels por metro. O rastreamento óptico automatizado registra, em tempo real, a posição dos jogadores e da bola. O sistema processa mais de um milhão de pontos de dados por segundo.

Paralelamente a isso, a Conmebol aplicará as tecnologias pelo segundo ano consecutivo em suas decisões. Elas também foram utilizadas na final da Recopa Sul-Americana. Ambos os sistemas serão produzidos de forma integral pela Conmebol.

Mediante este contexto, a GLT informará ao árbitro, pelo relógio, se a bola cruzou a linha, sem intervenção do VAR. A Conmebol destacou que a combinação dos recursos permite decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.

Também a final da Copa Sul-Americana entre Lanús e Atlético-MG usará o pacote. O jogo será em Assunção, no dia 22 de novembro, às 17 horas (horário de Brasília). Na segunda-feira (10 de novembro), a CBF anunciou o impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Brasileirão 2026. A competição começa em 28 de janeiro.

O serviço será da Genius Sports, com 30 câmeras do modelo iPhone, captando 100 quadros por segundo em 4K. Apesar do nome, a decisão final depende da validação do VAR e do árbitro. Após a confirmação, uma reprodução 3D exibe um “muro” para a linha e uma “pulsação” no corpo adiantado.