Flamengo desiste de disputar competição em 2026

Ninho do Urubu (Foto: Reprodução)

Iniciando os planejamentos da próxima temporada, o Flamengo decidiu não disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. A decisão integra o cronograma do departamento de futebol. A informação foi divulgado pelo ‘Flazoeiro’.

A justificativa é que o clube pretende utilizar os Garotos do Ninho nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. A Copinha ocorre no mesmo período do estadual, o que inviabilizaria o uso amplo da base. Nas redes sociais, torcedores questionaram o uso do sub-17 na Copinha, mas o grupo em questão disputará um torneio no Japão em dezembro, e depois, terá recesso.

A ideia de usar a base no início do Campeonato Carioca é garantir férias e uma pré-temporada completa ao elenco profissional, principalmente após as mudanças no calendário previstas pela CBF, já que o Brasileirão de 2026 começará em janeiro.

Em relação à Copinha, vale recordar que o Flamengo soma quatro títulos da competição: 1990, 2011, 2016 e 2018. Em janeiro de 2025, foi eliminado na segunda fase, por 3 a 1, pelo Red Bull Bragantino. Por outro lado, as críticas giram em torno do fato de a Copa São Paulo ser a principal competição sub-20 do país.