A declaração de Filipe Luís após derrota do Flamengo para o Fluminense

Coletiva do técnico Filipe Luís (Foto: Reprodução/Youtube)

A atuação do Flamengo na derrota para o Fluminense por 2 a 1, na quarta-feira (19 de novembro), no Maracanã, provocou autocrítica por parte do técnico Filipe Luís. Em entrevista após o clássico, ele reconheceu falhas técnicas da equipe e comentou especialmente sobre o desempenho abaixo do zagueiro João Victor, que foi titular na partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Inicialmente, Filipe Luís defendeu a escalação do jovem zagueiro, revelado pelas categorias de base, mas admitiu que o nível de exigência da partida expôs suas limitações em comparação aos defensores mais experientes do elenco. Ele afirmou que, apesar da confiança em João Victor, a diferença entre os atletas da base e os titulares é evidente.

“A diferença entre os jogadores que estão é muito grande. O Léo, o Danilo, são jogadores de Seleção Brasileira. O nível deles é muito alto, muito alto. Isso é o que é importante que vocês entendam”.

O treinador também se posicionou sobre a responsabilidade pelo desempenho coletivo da equipe, reconhecendo que o primeiro tempo da equipe foi inferior ao necessário para competir em alto nível. Para ele, a equipe demonstrou disposição, mas falhou na execução técnica.

“Posso te dizer que ânimo e atitude não foi. Isso tenho certeza absoluta. Os jogadores estavam correndo, executando tudo que pedi na fase defensiva […] Que estivemos tecnicamente abaixo não tenho nenhuma dúvida”.

Filipe também comentou a escolha de manter a defesa mesmo diante de opções limitadas. Sem Léo Ortiz, lesionado, e com outros nomes convocados por seleções, ele considerou João Victor como a melhor alternativa disponível no momento.

“Infelizmente ele teve um jogo abaixo. Ele, eu, todos tivemos um primeiro tempo muito abaixo, e isso custou depois para recuperar, para entrar no jogo, e, com isso, a derrota”.

Mesmo diante das críticas, o treinador reforçou sua confiança no potencial de João Victor. Segundo ele, o momento da temporada exige a presença dos jovens e, embora erros sejam esperados, isso não é impeditivo para que eles ganhem espaço.

“Eu tenho confiança, eu já vi ele performar, eu sei o nível que ele pode dar […] chegamos nesse momento da temporada onde precisamos deles, e eu não tenho medo de colocar”.

O resultado da partida complicou a situação do Flamengo na briga pelo título, sobretudo porque reduziu a vantagem sobre o Palmeiras. A equipe volta a campo no sábado (22 de novembro), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Bragantino, também no Maracanã.