O Flamengo conheceu nesta segunda-feira (24) o caminho em busca do 40º título do Campeonato Carioca. Em reunião do Conselho Arbitral, a Ferj definiu o novo regulamento da edição de 2026, que terá um formato mais enxuto e decisivo, com final em jogo único no Maracanã.
[mais_lidos limit=6]A competição será disputada por 12 clubes, divididos em dois grupos. O Rubro-Negro está no Grupo B, junto com Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu. Na primeira fase, enfrentará os times do Grupo A, que inclui Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Os oito melhores da classificação geral avançam às quartas de final. Com apenas dez datas previstas, o Estadual seguirá um calendário compacto para atender à recomendação da CBF e reduzir o desgaste físico dos atletas.
As quartas de final serão em jogo único, as semifinais em ida e volta, e a decisão, novamente, em partida única no Maracanã.

Quando começa?
A estreia está marcada para 14 de janeiro, mas pode ser ajustada conforme o desempenho de Fluminense e Botafogo na Pré-Libertadores. Além disso, nas três primeiras rodadas, os clubes poderão escalar equipes alternativas ou a base.
A partir da quarta rodada, o uso do time principal será obrigatório para garantir as cotas de TV.
Atual campeão: Flamengo
O Rubro-Negro defenderá sua hegemonia no cenário estadual. Segundo a Ferj, a premiação seguirá modelo progressivo semelhante ao da Copa do Brasil, recompensando financeiramente os clubes conforme o avanço na competição.










