Atacante do Flamengo é vendido para clube do exterior

Camisa do Flamengo com homenagem aos 130 anos (Foto: Flickr/Flamengo)

Com vínculo com o Flamengo desde 2017, quando foi contratado ainda nas categorias de base após passagem pelo Botafogo, o atacante Pedro Leão está de saída do clube carioca. O jogador, que se destacou recentemente no time sub-20, teve sua transferência em definitivo acertada com o Orlando City, dos Estados Unidos.

A negociação foi formalizada nesta semana e prevê a ida do atleta de 19 anos para a equipe B do clube norte-americano. O contrato será válido por dois anos, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Apesar da saída, o Flamengo decidiu manter 50% dos direitos econômicos do jogador, visando lucrar em uma eventual futura negociação. Não houve compensação financeira imediata pela liberação do atleta.

Pedro Leão passou a atuar como centroavante apenas em 2025, após experimentar diferentes funções em campo. Revelado como ponta-esquerda, também foi testado como meia e volante. Contudo, ao assumir a posição de camisa 9, teve bom rendimento e marcou 20 gols em 41 partidas na temporada. Ele também integrou a equipe campeã mundial sub-20 e participou de treinos com a seleção brasileira da categoria.

Pedro Leão treinando com Filipe Luís
Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Desde 2022, Pedro já era observado pelo departamento de futebol profissional do Flamengo. Em 2024, foi integrado à pré-temporada do time principal, na época comandado por Tite, nos Estados Unidos. Ainda assim, não chegou a estrear oficialmente pela equipe principal.

A transação com o Orlando City foi tratada diretamente entre os clubes e está em fase final de formalização contratual. Restam apenas trâmites burocráticos para a assinatura oficial do vínculo, o que deve ocorrer nos próximos dias.

O jogador se junta agora ao grupo do Orlando City B, que disputa a MLS Next Pro, liga de desenvolvimento vinculada à Major League Soccer. A expectativa é de que ele utilize essa etapa como transição antes de buscar espaço no elenco principal da equipe norte-americana.

Essa movimentação ocorre em um momento de reformulação gradual no elenco sub-20 do Flamengo, que tem aproveitado a vitrine internacional para encaminhar transferências de jovens atletas. Afinal, além de manter percentuais econômicos, o clube busca ampliar a exposição de seus talentos em mercados externos.