Arrascaeta decide, e Flamengo se classifica no Mundial

Arrascaeta homenageia filho Milano em gol pelo Flamengo
Foto:Adriano Fontes/Flamengo

O Flamengo deu mais um passo em sua trajetória internacional ao vencer o Cruz Azul por 2 a 1, nesta quarta-feira (10), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar. O confronto foi válido pela fase inicial da Copa Intercontinental, competição organizada pela Fifa com moldes renovados desde 2024.

A classificação coloca o time comandado por Filipe Luís na semifinal do torneio. O adversário será o Pyramids, do Egito, em partida marcada para sábado (13), às 14 horas (horário de Brasília). O vencedor desse duelo enfrentará o Paris Saint-Germain na grande final, prevista para quarta-feira (17).

Em campo, o nome do jogo foi Arrascaeta. O uruguaio marcou os dois gols da equipe rubro-negra e teve participação decisiva em um confronto de poucas chances claras. Aliás, a atuação ganhou contornos especiais por ocorrer dias após o nascimento de seu filho, Milano, homenageado na comemoração do primeiro gol.

A abertura do placar veio aos 14 minutos da etapa inicial, quando Gonzalo Piovi tentou sair jogando e entregou a bola nos pés de Arrascaeta. O camisa 10 driblou o goleiro Gudiño e finalizou com tranquilidade. Contudo, a equipe mexicana reagiu e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, aos 43, com Jorge Sánchez acertando um belo chute da entrada da área.

O Flamengo voltou mais organizado no segundo tempo. As entradas de Everton Cebolinha e Plata deram nova dinâmica ao setor ofensivo. Foi justamente Cebolinha quem iniciou a jogada do segundo gol. Após tentativa de assistência interceptada, a bola voltou para Arrascaeta, que teve frieza para encobrir o goleiro e definir o placar.

O duelo teve público de 7.108 torcedores, número modesto para o porte da competição. A arbitragem foi do sueco Glenn Nyberg, que validou o segundo gol rubro-negro com o auxílio da tecnologia de detecção de gol, confirmando que a bola cruzou completamente a linha.

Com o resultado, o Flamengo quebra a sequência negativa de clubes sul-americanos na Intercontinental, já que em 2024 o Botafogo havia sido eliminado nesta mesma fase. Assim, os rubro-negros seguem firmes na disputa por um título inédito no novo formato mundial promovido pela Fifa.