A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento dado aos técnicos brasileiros. Após eliminar o Cruzeiro nos pênaltis, no domingo (14), na Neo Química Arena, Dorival Júnior aproveitou a entrevista coletiva para fazer um apelo à imprensa por mais reconhecimento aos profissionais do país.
Notícias mais lidas:
Tricampeão da Copa do Brasil e ex-comandante da seleção brasileira entre 2024 e 2025, Dorival contestou a forma como os treinadores locais são avaliados, principalmente em comparação aos estrangeiros. O técnico evitou direcionar críticas a pessoas específicas, mas classificou a situação como preocupante.
“Não falo para A, B ou C. Não tenho conflito com ninguém, mas isto é lamentável, lamentável porque estamos perdendo muitos profissionais, muitos ficam pelo caminho desnecessariamente. São pessoas que estão se preparando, buscando espaço, espero que voltemos a acreditar um pouco mais no profissional brasileiro”.
A classificação corintiana marcou a quinta final de Copa do Brasil disputada por Dorival. Em sua análise, o treinador destacou a conquista de Filipe Luís pelo Flamengo em 2025 — vencendo a Libertadores e o Campeonato Brasileiro — como mais uma prova da competência dos técnicos do país. Aliás, ele também mencionou que a final do torneio nacional deste ano contará exclusivamente com treinadores brasileiros, já que o adversário será o Vasco, dirigido por Fernando Diniz.
“Eu quero fazer uma ligação com o que vem acontecendo com os profissionais da minha área no nosso país. Nós estamos sendo desrespeitados, mais uma vez. Terminamos o ano tendo Filipe Luís como campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, e com treinadores brasileiros na final da Copa do Brasil”, disse Dorival.
“Os números para mim são muito importantes. Quero fazer uma ligação com o que vem acontecendo com os profissionais na minha área há algum tempo no nosso país. Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos e todos os sentidos”.
Apesar de reconhecer o valor da presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro, Dorival reiterou a necessidade de um olhar mais atento da mídia local sobre os nomes nacionais.
“Não quero que façam comparação em sentido nenhum, tenho respeito por todos os profissionais de fora que estão no nosso país, acho a integração muito importante, mas espero um respeito um pouco maior da imprensa brasileira de modo geral”.
A fala do treinador também fez referência ao passado recente. Em 2022, Dorival conquistou a Copa do Brasil pelo Flamengo, justamente contra o Corinthians. No ano seguinte, repetiu o feito no São Paulo. Agora, à frente do clube paulista, tenta ampliar seu histórico de títulos no torneio nacional.
“Não quero que encarem como desabafo, é apenas uma constatação dos últimos 25 anos. Sempre tem um culpado no futebol e este culpado está sendo diretamente o treinador de futebol e nem sempre é o que acontece. Temos muitas qualidades, estamos interessados, buscando melhorar. Mas precisamos que quem avalie melhore, melhore o contexto, nos entendam mais, comecem a ler futebol de outra forma”.
“Nos respeitem um pouco mais, que os treinadores sejam um pouco mais observados. Nós temos capacidade e qualidade. Não quero que façam comparação em sentido nenhum, tenho o máximo respeito por todos os profissionais de fora que estão aqui no nosso país, mas espero um respeito maior por parte da imprensa de modo geral”, finalizou.
Conforme o calendário da competição, a grande final entre Corinthians e Vasco será disputada em duas partidas, com datas e horários ainda a serem definidos pela CBF.
















