Contratado pelo Flamengo por 9 milhões de euros (R$ 58 milhões) na janela do meio de 2025, Emerson Royal ainda não conseguiu corresponder à expectativa criada em torno de sua chegada.
Notícias mais lidas:
Em entrevista à ESPN, o lateral-direito falou pela primeira vez com mais profundidade sobre o momento instável desde que deixou o Milan, reconheceu os erros, mas garantiu que se prepara para retomar o protagonismo na próxima temporada.
Royal explicou que enfrentou dificuldades físicas logo após a chegada ao clube carioca, o que impactou diretamente seu rendimento.
“Quando eu chego, depois de quatro meses, tive uma lesão no tendão, fiquei quatro meses sem jogar. Sem pré-temporada, cheguei e em uma semana treinando já joguei de titular, foi tudo muito rápido”, afirmou.

“Não estava preparado 100%, mas estava à disposição, falei para o Filipe que estava para ajudar, tentei fazer o meu melhor. Às vezes sai bem, às vezes não. Entendi a cobrança, eu visto a camisa do maior clube do Brasil. Tem que ter essa cobrança, estou ciente disso”, completou.
Em 2025, Royal disputou 19 partidas, com um gol marcado e uma assistência, em meio à forte concorrência com Varela, que terminou a temporada como titular. Apesar disso, o lateral conquistou dois títulos importantes: a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
O defensor também cobrou postura do grupo para 2026, já que o calendário da Série A começará mais cedo. “Ter humildade de saber que a gente não pode relaxar. Brasileirão é muito difícil, se entrar relaxado o outro time passa por cima”, destacou.
A contratação de Emerson Royal integrou o pacote mais caro da história do Flamengo, que em 2025 trouxe ainda Carrascal, Samuel Lino e Saúl Ñíguez.
Enquanto os outros nomes rapidamente se firmaram, o ex-lateral do Barcelona e Milan viveu altos e baixos, convivendo com críticas dos torcedores e longos períodos no banco de reservas. Ainda assim, ele afirmou que pretende dar a volta por cima.
“Eu posso entregar muito mais e vou entregar. Vou descansar, fazer a pré-temporada e começar 2026 voando. É o meu objetivo. Tenho os caminhos, sou bom jogador, sei do potencial e sei quem eu sou”, declarou.














