Fifa faz publicação direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

Com vice para o PSG, Filipe Luís fecha ano histórico pelo Flamengo
Filipe Luís faz história como técnico do Flamengo após final do Intercontinental (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

A continuidade do trabalho de Filipe Luís no comando do Flamengo ganhou destaque internacional nesta segunda-feira (29), após a FIFA usar seu perfil oficial no X (antigo Twitter) para repercutir a renovação contratual do treinador. A entidade compartilhou a novidade com uma foto do treinador e a legenda: “O show tem que continuar. ✍️ #FIFAIntercontinentalCup”.

O clube carioca oficializou o novo vínculo com o técnico, estendendo seu contrato até o fim de 2027. O acordo foi anunciado três dias antes do término do contrato anterior, encerrando um período de negociações prolongadas e marcadas por entraves financeiros.

Filipe Luís, que assumiu o cargo em outubro de 2024 após a saída de Tite, ocupava até então o posto de técnico com o menor salário da Série A. Com a renovação, ele terá uma valorização salarial, embora ainda não atinja os valores mais altos entre os treinadores do país.

As conversas entre as partes se arrastavam desde o primeiro semestre e envolveram ajustes em bonificações e na multa rescisória. Para viabilizar o acerto, Filipe aceitou reduzir sua pedida inicial. O novo pacote salarial contemplará também seus auxiliares Ivan Palanco e Diogo Linhares, com quem formou a comissão técnica desde o início de sua trajetória como treinador.

Apesar de manifestar o desejo de, futuramente, trabalhar na Europa, o treinador entendeu que este não seria o momento ideal para a mudança, em razão da janela europeia menos aquecida e da ausência das licenças exigidas pela UEFA. No momento, ele aproveita as férias no continente europeu.

Aliás, a renovação de Filipe destrava o planejamento do Flamengo para 2026. Durante o impasse, o clube congelou negociações para saídas do elenco, aguardando uma definição sobre o comando técnico. Entre os nomes avaliados como alternativas estavam Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta. Contudo, a diretoria priorizava a permanência do atual treinador.

Filipe Luís encerrou a temporada em alta, após conquistar os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, além de liderar o time em uma campanha de destaque na Copa Intercontinental. O retorno do elenco está previsto para a segunda quinzena de janeiro, com foco na disputa da Supercopa, marcada para o dia 24 contra o Corinthians (horário de Brasília).