Ex-atacante do Flamengo é comparado a craque da Europa

Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O futebol europeu segue revelando nomes de impacto, e Viktor Gyökeres é o mais recente deles a chamar atenção pelo desempenho avassalador. Zagueiro do Braga, Robson Bambu conhece bem o atacante sueco e, em entrevista recente, fez uma comparação surpreendente ao relembrar um velho conhecido da torcida do Flamengo: Paolo Guerrero.

“Têm as mesmas características”, diz Robson Bambu

“Enfrentei dois atacantes que são muito diferentes (dos demais): Paolo Guerrero, na final da Copa do Brasil, e recentemente o Gyökeres. Praticamente têm as mesmas características, mas o Gyökeres consegue se sobressair mais do que o Paolo Guerrero por conta da velocidade que possui, dessa profundidade que ele impõe aos zagueiros.”, declarou o defensor brasileiro.

Números de Gyökeres e prestígio crescente

Com uma temporada espetacular no Sporting, Gyökeres já soma 50 gols e 11 assistências em apenas 45 partidas. Além disso, o jogador aparece no radar de potências como Arsenal, Manchester United e Barcelona, o que mostra o quanto seu futebol vem chamando atenção.

Vale destacar que o sueco alia explosão, presença de área e leitura tática, sendo assim um pesadelo para os sistemas defensivos. Por isso, é apontado como o principal artilheiro da Europa na temporada.

Guerrero: ídolo rubro-negro e exemplo de longevidade

No Flamengo, entre 2015 e 2018, Guerrero teve destaque com 43 gols e 13 assistências em 112 jogos. Hoje, mesmo aos 41 anos, segue sendo decisivo no Alianza Lima (PER), onde balançou as redes seis vezes em 13 partidas em 2024.

Cabe ressaltar que, mesmo em reta final de carreira, o peruano se mantém competitivo e útil, especialmente em torneios como a Libertadores. Isso porque sua inteligência tática compensa a perda de velocidade devido à idade.

Gyökeres x Guerrero

Taticamente, ambos são atacantes de força, boa retenção de bola e senso de posicionamento. Contudo, Gyökeres se destaca por aplicar profundidade com velocidade, algo cada vez mais valorizado no futebol moderno. 

Dessa maneira, apesar das semelhanças, o sueco consegue causar mais impacto nos sistemas defensivos, principalmente em jogos de transição rápida.