O Fluminense enfrentou um revés inesperado na noite desta quinta-feira, sendo derrotado por 1 a 0 pelo GV San José, na altitude de La Paz, na Bolívia. Mesmo com a derrota, o Tricolor ainda depende apenas de si para garantir a primeira colocação no Grupo F da Copa Sul-Americana.
Notícias mais lidas:
No momento, a equipe ocupa a segunda posição da chave, com 7 pontos, ficando dois pontos atrás do líder Once Caldas, que soma 9.
O caminho da classificação direta
O Fluminense terá uma oportunidade de ouro nas duas últimas rodadas, que serão disputadas em casa, no Maracanã. O Tricolor enfrenta o Unión Española (CHI) e o próprio Once Caldas (COL), duas partidas fundamentais.
Se vencer os dois confrontos, o time alcança 13 pontos e se classifica diretamente para as oitavas de final, na liderança do grupo. Isso porque, apenas o primeiro colocado de cada grupo garante a vaga nas oitavas sem precisar disputar um play-off adicional.
Vale destacar que, caso o Fluminense não consiga terminar na liderança, a situação se complica. Os segundos colocados do grupo terão que disputar um play-off contra os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
Essa etapa, além de aumentar o risco de eliminação, coloca mais dois jogos no já apertado calendário da equipe.
Risco e oportunidade
Com isso, a pressão agora recai sobre o Fluminense, que sabe da importância de vencer em casa para evitar o risco de uma disputa extra e garantir a classificação tranquila. Cabe ressaltar que, no futebol, nada é garantido até o apito final, mas, o time tem tudo para alcançar o objetivo, desde que jogue com foco nas duas últimas partidas.
Dessa maneira, a missão é buscar a vitória nas duas próximas rodadas, com empenho total, jogando com inteligência e foco, para avançar de fase sem maiores complicações e garantir a classificação tranquila.