A declaração do técnico do Equador direcionada a Gonzalo Plata, do Flamengo

Gonzalo Plata em ação com a camisa do Flamengo em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

A nova Data FIFA está chegando, e a Seleção do Equador já movimenta os bastidores com uma convocação que chama a atenção da torcida do Flamengo. Mesmo lesionado, Gonzalo Plata deve integrar a lista do técnico Sebastián Beccacece. 

O atacante rubro-negro se recupera de um edema ósseo no joelho direito, mas, ainda assim, terá sua presença confirmada nos jogos pelas Eliminatórias. 

Convocação surpreende e desafia departamento médico

Apesar de estar fora de combate desde a vitória sobre o Botafogo-PB, pela terceira fase da Copa do Brasil, Gonzalo Plata foi incluído na pré-lista da seleção equatoriana. A decisão foi confirmada por Sebastián Beccacece, que destacou as dificuldades físicas enfrentadas pelo jogador, mas reforçou a intenção de contar com ele.

“Tanto Gonzalo (Plata) quanto Enner (Valencia) estão em uma situação de dificuldade. Mesmo que haja pessoas da Federação trabalhando com eles, não podemos garantir mais do que sua presença. Vão fazer parte da convocatória, e contaremos com cada dia para ver o grau de recuperação que eles têm“, afirmou o treinador.

Vale destacar que a convocação oficial do Equador será divulgada ainda nesta semana. Com isso, o Flamengo acompanha de perto a situação do atleta, já que o tempo de recuperação ainda é incerto.

Flamengo vive expectativa por retorno apenas no Super Mundial

O atacante equatoriano tem previsão de retorno apenas para o Super Mundial de Clubes. Sendo assim, a presença de Gonzalo Plata nos jogos da seleção levanta dúvidas, principalmente porque o processo de recuperação não está concluído. Por isso, uma liberação precipitada pode afetar diretamente os planos do técnico Filipe Luís.

Cabe ressaltar que o Flamengo poderá “perder” outros jogadores para as seleções durante essa pausa, o que exige planejamento antecipado para os compromissos do calendário.

Duelo contra o Brasil é o destaque da Data FIFA

Dessa maneira, o primeiro jogo do Equador será justamente contra a Seleção Brasileira, no dia 5 de junho, às 20h, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. 

Depois, o time de Beccacece enfrenta o Peru, no dia 10, às 22h. Desse jeito, mesmo sem atuar há semanas, Plata deve fazer parte da delegação equatoriana e isso preocupa o Flamengo.