Jardim, do Cruzeiro, fala sobre chegada de Matheus Gonçalves do Flamengo

Matheus Gonçalves com a camisa do Flamengo em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

O Cruzeiro segue ativo no mercado durante a janela de transferências do meio do ano e tem trabalhado nos bastidores para fechar a contratação de Matheus Gonçalves, do Flamengo. A negociação avançou nas últimas semanas, mas ainda não está concretizada, conforme alertou o técnico Leonardo Jardim em entrevista coletiva após a vitória da equipe sobre o Grêmio.

Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Matheus Gonçalves tem 19 anos e despertou o interesse da diretoria cruzeirense. A proposta da Raposa foi de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22,5 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta. Apesar do acerto salarial com o jogador, o principal entrave estaria na forma de pagamento proposta ao clube carioca.

Leonardo Jardim durante partida do Cruzeiro em 2025 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

A ausência de Gonçalves na partida contra o São Paulo, no último sábado (12), pelo Brasileirão, chamou atenção e fortaleceu os indícios de sua possível saída. O técnico do Flamengo, Filipe Luís, chegou a comentar que o jovem tem recebido sondagens e está bastante disputado no mercado.

Enquanto isso, Leonardo Jardim adotou um discurso de cautela. Em sua análise, destacou que a negociação passa por cinco etapas e reforçou que a assinatura do contrato é o ponto decisivo para qualquer contratação. “A gente tem que ter interesse em contratar, quem vende tem que ter interesse em vender, o jogador tem que ter interesse em vir, tem que haver acordo entre clubes, e ele tem que assinar o papel. Mas, às vezes, antes de assinar o papel, há os que desistem. Por isso, desses cinco momentos, o último momento é o fundamental”.

Ainda segundo o treinador, o Cruzeiro, o Flamengo e o jogador já teriam superado as quatro primeiras fases do processo, faltando apenas o acerto final para a conclusão do negócio. “Em relação ao Matheus Gonçalves, é aquela situação. Ainda não está na quinta fase, dos papéis assinados. Por isso, todos podem desistir antes, pode não haver acordo, tudo isso pode acontecer”.

Apesar do bom momento vivido no clube, com o time ocupando a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, Jardim reforçou que o planejamento da equipe não foi construído com foco no título. Para ele, clubes como Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo, que disputaram o Mundial de Clubes, despontam como os principais favoritos.

Por ora, o Cruzeiro aguarda a definição do Flamengo para saber se poderá contar com mais uma peça para o segundo semestre da temporada. Matheus Gonçalves, mesmo com poucas oportunidades no profissional, ainda é considerado uma promessa valiosa e tem sido destaque no sub-20.