Com a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2026 já assegurada, a rodada final das Eliminatórias ganhou caráter de laboratório para Marcelo Bielsa. Nesse contexto, jogadores com menos minutos recentes pela seleção voltaram ao radar. Entre eles está o lateral-esquerdo Matías Viña, do Flamengo, que tenta recuperar espaço na Celeste.
Notícias mais lidas:
A última atuação de Viña pela seleção ocorreu na Copa América de 2024, em 13 de julho, contra o Canadá. O Uruguai empatou em 2 a 2 e venceu nos pênaltis, garantindo o terceiro lugar. O lateral foi titular e saiu aos 21 minutos do segundo tempo para a entrada de Lucas Olaza. O empate chegou aos 47 minutos, com gol de Luis Suárez.
Agora, Viña treinou como titular nesta segunda-feira (08 de setembro), em atividade prévia ao duelo contra o Chile. Ele permaneceu com a delegação comandada por Bielsa para a partida marcada para terça-feira (09 de setembro).
Menos de um mês após o jogo da Copa América, em 11 de agosto de 2024, Viña sofreu uma grave lesão contra o Palmeiras. Ele teve fratura na tíbia e rompimento do ligamento cruzado anterior. O retorno aos gramados ocorreu apenas em 2025, no dia 1º de junho, contra o Fortaleza. Desde então, voltou gradualmente no Flamengo e perdeu a titularidade da seleção para Piquerez.

Além disso, a maior sequência de partidas em 2025 aconteceu entre 20 e 31 de julho, com quatro jogos seguidos: Fluminense, Red Bull Bragantino e dois diante do Atlético-MG. Contra o time de Belo Horizonte, foi titular nas duas únicas oportunidades do ano. Em Bragança, seu desempenho foi amplamente elogiado, reforçando a disputa por espaço.
Já em relação aos companheiros de clube, Arrascaeta e Guillermo Varela foram liberados pela seleção e retornaram ao Brasil, com reapresentação no Flamengo marcada para quarta-feira. Enquanto Bielsa não planejava utilizar o camisa 10 nos testes, Varela volta com quadro de pubalgia e passará por avaliação do departamento médico rubro-negro.
A classificação uruguaia foi sacramentada na quinta-feira (04 de setembro), com vitória por 3 a 0 sobre o Peru. Viña não jogou nenhum minuto nesse confronto. Aliás, o perfil oficial da Celeste divulgou imagem do lateral treinando normalmente com o grupo, reforçando sua manutenção nas atividades da equipe principal.
Por fim, o Flamengo já se organiza para o duelo contra o Juventude, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, e marca o retorno da competição após a Data Fifa.