Flamengo tem carta na manga para quebrar tabu e vencer o Juventude no Alfredo Jaconi

Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília). O confronto ocorre no retorno do Rubro-Negro aos jogos fora do Rio de Janeiro e insere-se na sequência da equipe no Brasileirão 2025, em meio à disputa para se manter na liderança do torneio.

Até aqui, o Flamengo disputou 9 jogos como visitante nesta edição do campeonato. Foram 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O time somou 17 pontos fora de casa, com 13 gols marcados e 7 sofridos. Além disso, dos 27 pontos possíveis longe de seus domínios, a equipe conquistou 17, desempenho que sustenta a campanha longe do Maracanã.

Com esses números, o clube chega ao Rio Grande do Sul como terceiro melhor visitante do Brasileirão, justamente o fator que vai tentar usar como trunfo para voltar a triunfar no Alfredo Jaconi. À sua frente, o Palmeiras lidera o recorte, com 23 pontos em 10 partidas, seguido pelo Botafogo, que tem 17 em 10. Ainda no ranking, Cruzeiro aparece em quarto, com 16 em 10, e o Bragantino em quinto, com 13 em 11.

A última apresentação rubro-negra como visitante no torneio foi com vitória. O Flamengo venceu o Internacional por 3 a 1 no Beira-Rio, em duelo realizado no dia 17 de agosto, válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Entretanto, há um retrospecto incômodo no Alfredo Jaconi. O Flamengo não sabe o que é vencer o Juventude no estádio há 28 anos. Em 1º de outubro de 1997, pelo Brasileirão, ocorreu a última vitória rubro-negra em Caxias do Sul, na 22ª rodada da competição.

Na tabela geral, o Flamengo lidera com 47 pontos. O Cruzeiro é o vice-líder, com 44 pontos, e o Palmeiras aparece na terceira posição, 43 pontos.

Com esse pano de fundo, o encontro com o Juventude ocorre no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada. O jogo está marcado para domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília). O Rubro-Negro chega ao duelo com 17 pontos somados como visitante no campeonato, em nove partidas disputadas fora de casa.