Atacante deixa o Flamengo e faz estreia como titular na Europa

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

Ogundana Shola, nigeriano formado nas categorias de base do Flamengo, estreou como titular pelo Dínamo de Kiev nesta segunda-feira (22 de setembro). Em casa, o time empatou por 2 a 2 com o Oleksandria. O duelo foi válido pelo Campeonato Russo.

Logo no primeiro minuto, Buletsa abriu o placar para os visitantes. Aos 40, Brazhko empatou. Depois do intervalo, Pikhalionok virou ao converter pênalti, porém Touati deixou tudo igual nos minutos finais. Shola não marcou nem deu assistência.

Foi a primeira vez de Shola entre os 11 no Dínamo, entretanto ele já havia atuado pelo clube. Na última quarta-feira (17 de setembro), entrou durante o confronto com o mesmo Oleksandria, pela Copa da Ucrânia.

Na ocasião, Pikhalionok abriu o placar, e um gol contra de Blanuta igualou a partida. Nos cinco minutos finais, Shola decidiu o jogo com um gol, garantindo a vitória do Dínamo.

Em 29 de agosto, o Flamengo liberou o atacante do sub-20 para o Dínamo Kiev. Além disso, o nigeriano era aguardado na Ucrânia para realizar exames médicos e assinar contrato. O clube manterá 50% dos direitos econômicos.

O atacante de 20 anos tinha vínculo com o Flamengo até o fim de 2027, mas o clube entendeu que ele não teria espaço e preferiu negociá-lo. O Rubro-Negro receberá um valor pela negociação.

Shola chegou ao Flamengo em 2023, aos 18 anos, após ser captado em um torneio de base na Itália. Depois, em 2024, o clube comprou 70% dos seus direitos econômicos do Remo Stars por 450 mil dólares.

Ele integrou os bicampeonatos do Flamengo na Libertadores e no Intercontinental de 2024 e 2025. Estreou pelo profissional no ano passado. Em 2025, atuou nas três primeiras partidas do Carioca enquanto a equipe de Filipe Luís fazia pré-temporada nos Estados Unidos, e ganhou minutos em um jogo do Estadual.