Ídolo do Flamengo manda recado para Wallace Yan

wallace Yan pelo Flamengo (Foto: Gilvan Souza/Flamengo)
wallace Yan pelo Flamengo (Foto: Gilvan Souza/Flamengo)

O Flamengo perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Bahia, no domingo (05 de outubro), em Salvador. A partida marcou mais um episódio conturbado na trajetória recente de Wallace Yan, atacante revelado nas categorias de base rubro-negras, que foi expulso apenas dez minutos após entrar em campo.

Antes do incidente, o jogador havia passado 20 dias sem atuar e já acumulava quatro cartões amarelos na temporada — três no Brasileiro e um na Copa do Brasil. Ele entrou aos 22 minutos, substituindo Arrascaeta. Aos 29, recebeu cartão por reclamação ao quarto árbitro, mesmo após o pedido de calma de Jorginho. Três minutos depois, acertou uma braçada em Gilberto e foi novamente advertido, recebendo o vermelho. O Flamengo já estava com um a menos desde a expulsão de Danilo, aos 13 minutos.

Após o jogo, o técnico Filipe Luís classificou a atitude do jogador como um erro grave, mas ponderou sobre a juventude do atacante.

“Vou conversar nesses aspectos que eu tenho que focar e melhorar a minha equipe. Que o mental não influencie em nenhum momento pro negativo, se não que eles mantenham sempre a estabilidade dentro do campo. Ele é um jogador que tem um potencial muito grande e eu pensei na entrada dele em velocidade, atacar espaço e principalmente tentar romper essa linha do Bahia que estava fechada.”

No primeiro semestre, Wallace havia sido um dos destaques do time no Mundial de Clubes, com gol contra o Chelsea. Entretanto, acumulou polêmicas por discussões com Hulk, Lyanco e Everson, além de ter desperdiçado o pênalti que selou a eliminação na Copa do Brasil. Desde então, sua presença em campo foi reduzida entre agosto e setembro.

Durante a transmissão, o ex-lateral Júnior, ídolo do clube, criticou duramente a repetição de comportamentos impulsivos do jovem atacante e cobrou uma intervenção da comissão técnica.

“E não é a primeira vez que isso acontece. Em tão pouco tempo de profissional, ele já ganhou uma fama que vai ser complicado para ele. Volta e meia ele arruma problema com jogadores, e até com jogadores com carreira, com experiência muito grande. A comissão técnica precisa conversar com ele, porque bola ele joga.”

Com a nova suspensão, Wallace Yan está fora do clássico contra o Botafogo, na próxima rodada do Brasileiro, após a pausa da data Fifa.