Vai jogar? Situação de Léo Ortiz agita torcida do Flamengo; veja

Léo Ortiz treinando com o grupo no CT Ninho do Urubu - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Léo Ortiz treinando com o grupo no CT Ninho do Urubu - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

O zagueiro Léo Ortiz treinou com o elenco do Flamengo na terça-feira (21) e tem chances concretas de ser titular no confronto de ida contra o Racing, pela semifinal da Libertadores 2025. A partida será disputada nesta quarta (22), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

A informação foi confirmada pelo jornalista Renan Moura, da rádio CBN. Ortiz deixou o campo ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Palmeiras, no último domingo, após sofrer um entorse no tornozelo direito em lance com o atacante Vitor Roque.

O jogador foi encaminhado a um hospital, onde realizou exames que descartaram fratura, mas indicaram um estiramento no ligamento. Na segunda-feira (20), o defensor se apresentou ao departamento médico do clube e iniciou tratamento intensivo, combinando sessões no Ninho do Urubu com procedimentos realizados em casa.

A rápida resposta ao tratamento permitiu que o zagueiro participasse parcialmente da atividade desta terça-feira com os companheiros, o que aumentou o otimismo da comissão técnica.

Ortiz ainda será reavaliado antes de ter a presença confirmada entre os relacionados, mas a expectativa nos bastidores do clube é positiva.

Opções do Flamengo para a zaga

Se liberado, Léo Ortiz formará a dupla de zaga com Léo Pereira, repetindo a parceria que tem sido titular em grande parte da temporada. Caso o defensor não tenha condições, Filipe Luís deve recorrer a Danilo, que vem sendo utilizado como zagueiro desde a sua chegada ao clube.

O retorno de Ortiz é considerado fundamental para o sistema defensivo rubro-negro. Em 2025, ele disputou 51 jogos, marcou quatro gols e distribuiu duas assistências, sendo peça-chave na boa campanha do time na Libertadores.

Escalação e detalhes do confronto

A provável escalação do Flamengo para enfrentar o Racing tem: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro e Samuel Lino.

O jogo de volta será na próxima semana, na Argentina, também às 21h30. A outra semifinal será disputada entre Palmeiras e LDU, com o vencedor enfrentando quem avançar do duelo entre Flamengo e Racing.