De olho no rival: desfalques e provável escalação do Cruzeiro no Brasileirão

Escudo do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (26), às 20h30, no Allianz Parque, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece em momento decisivo para os times, que brigam nas primeiras posições da tabela e precisam do resultado para seguir vivos na disputa pelo título.

A equipe mineira chega para o confronto após encerrar uma sequência de quatro rodadas sem vencer. Na rodada anterior, o time bateu o Fortaleza e voltou a somar três pontos, após derrotas para o Vasco e empates contra Flamengo, Sport e Atlético-MG.

O resultado foi fundamental para reequilibrar a trajetória da Raposa no campeonato, que até então havia perdido terreno na parte de cima da tabela.

Situação na tabela e contexto da partida

Com 56 pontos, o Cruzeiro ocupa a terceira colocação. Mesmo que vença o líder Palmeiras nesta rodada, o time não ultrapassará o Flamengo, que assim como o Alviverde também tem 61 pontos, mas perde para no critério de desempate.

O foco da equipe comandada por Leonardo Jardim é, portanto, se aproximar da liderança e, ampliar a vantagem em relação ao quinto colocado, visando garantir a classificação antecipada para a Libertadores.

O Palmeiras, por sua vez, lidera o Brasileirão pela vantagem por ter uma vitória a mais. A derrota do Rubro-Negro para o Fortaleza no sábado (25), porém, abriu a oportunidade para o time paulista se isolar no topo, caso conquiste os três pontos nesta noite.

Desfalques e retornos no elenco do Cruzeiro

Leo Jardim terá desfalques confirmados e também contará com importantes retornos. A principal baixa da equipe é Marquinhos, que sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treinamento na sexta-feira (24). O tempo estimado de recuperação é de aproximadamente sete meses.

Outros jogadores seguem fora por motivos médicos: Matheus Henrique, Fagner e Janderson. Em contrapartida, o goleiro Cássio retorna ao time após cumprir protocolo de concussão.

Além dele, Kaiki e Kaio Jorge estão novamente disponíveis, após suspensão automática na rodada anterior.

Time provável e atletas pendurados

Para o duelo no Allianz Parque, o Cruzeiro deve iniciar a partida com: Cássio; Kaiki, Villalba, Fabrício Bruno e William; Lucas Silva, Lucas Romero e Matheus Pereira; Christian, Wanderson e Kaio Jorge.

Cinco nomes entram em campo pendurados: o técnico Leo Jardim, além de Lucas Villalba, Matheus Pereira, Walace e Wanderson. Todos precisam de atenção para não ficarem fora da próxima rodada.

Arbitragem

A arbitragem do jogo será conduzida por Rafael Rodrigo Klein (RS). Os assistentes escalados são Rafael da Silva Alves (RS) e Eduardo Gonçalves da Cruz (RS).

O quarto árbitro será Jose Mendonça da Silva Junior (PR), enquanto o árbitro de vídeo (VAR) será Daniel Nobre Bins (RS).