Flamengo avalia contratação de zagueiro europeu para 2026

Entrevista coletiva de José Boto (Foto: Reprodução/FlaTV)

O Flamengo trata como uma das prioridades para próxima temporada a contratação de um zagueiro que atue preferencialmente pelo lado direito da defesa. A informação foi apurada pela Agência RTI Esporte.

Embora ainda esteja em fase de avaliação de nomes, o clube carioca já começou a receber ofertas de atletas que podem se encaixar no perfil buscado para 2026.

Segundo a Agência, o departamento de futebol, liderado por José Boto, trata o tema com cautela. O dirigente aguarda os relatórios do setor de scout antes de discutir nomes com a comissão técnica, atualmente comandada por Filipe Luís.

NOME OFERECIDO

Um dos nomes que chegaram à mesa do clube nos últimos dias foi o do zagueiro Pawel Dawidowicz, de 30 anos. O defensor polonês foi oferecido ao Flamengo por meio do agente Luiz Claudio Nunes, que possui autorização exclusiva para representá-lo na América do Sul.

Até o momento, o clube não respondeu oficialmente se tem interesse em abrir negociação.

Dawidowicz está livre no mercado após passagem pela Itália

Sem clube desde a janela de transferências do meio do ano, Pawel Dawidowicz deixou o Hellas Verona após cinco temporadas. Revelado pelo KS Lechia, da Polônia, o jogador foi contratado pelo Benfica em 2014, por 2,5 milhões de euros.

Ele também teve passagens por VFL Bochum (Alemanha) e Palermo (Itália) antes de chegar ao Verona, clube que o adquiriu em definitivo por 3,5 milhões de euros em 2019.

Com experiência internacional, o zagueiro disputou três partidas pela seleção polonesa nas edições da Eurocopa de 2021 e 2024. No mercado, é visto como uma opção de baixo custo para clubes da elite sul-americana.

Expectativa salarial é compatível com o orçamento do Flamengo

Além de estar sem vínculo com clubes europeus, o zagueiro apresentou pretensão salarial considerada acessível para os padrões do elenco rubro-negro. Dawidowicz deseja um salário anual de 1,2 milhão de euros — aproximadamente R$ 7,4 milhões. Um vencimento mensal na faixa de R$ 620 mil.

Internamente, o Flamengo já tomou conhecimento da pedida financeira, mas ainda não tomou decisão. O clube segue avaliando o perfil técnico e físico dos atletas que podem reforçar o setor defensivo no próximo ano.

Próximos passos da diretoria

Com a temporada ainda em andamento e decisões importantes à frente — como a final da Libertadores contra o Palmeiras, no dia 29 de novembro —, o clube deve manter as análises em sigilo até o início da janela de transferências.