A declaração de Filipe Luís sobre o momento recente do Flamengo: “Não me reconheço…”

Coletiva do técnico Filipe Luís (Foto: Reprodução/Youtube)

Filipe Luís reconheceu que o Flamengo precisa ajustar comportamentos táticos e retomar princípios de jogo após a vitória por 3 a 2 sobre o Santos, neste domingo (9), no Maracanã. Mesmo com o triunfo importante para disputa do Brasileirão, o técnico demonstrou incômodo com falhas que, segundo ele, comprometem o desempenho coletivo.

Em coletiva, Filipe destacou a importância da pausa para a Data Fifa, mesmo com a ausência de jogadores convocados. Ele pretende utilizar o período para revisar aspectos que considera fundamentais e que se perderam nas últimas rodadas.

“Precisamos muito ter tempo de treino. Infelizmente teremos muitos convocados, jogadores que não vão estar nesses treinamentos. Preciso recuperar comportamentos e conceitos que foram se perdendo nos últimos jogos. Hoje, em determinados momentos, não me reconheço quando vejo a equipe se partir ou acelerar tanto como foi principalmente no primeiro tempo”.

“Preciso urgentemente ter tempo para treinar para recuperar esses conceitos e que a equipe jogue como eu quero. Em alguns momentos hoje do primeiro tempo eu não senti isso, mas os que vão ficar aqui vão ter todo o conteúdo e vou preparar da melhor forma para o jogo contra o Sport”, avaliou.

Flamengo mantém invencibilidade no Maracanã na temporada (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Domínio e queda de intensidade no fim

O Flamengo construiu uma vantagem confortável com gols de Léo Pereira, Carrascal e Bruno Henrique, mas permitiu a reação do Santos no fim da partida. Gabriel Bontempo descontou aos 43 minutos, e Lautaro Díaz marcou o segundo aos 45.

O técnico, conhecido por valorizar a organização defensiva, demonstrou incômodo com os gols sofridos.

“Eu odeio sofrer gols. Vocês me conhecem bem, eu dou muito valor à fase defensiva da equipe. Acredito firmemente que a defesa é a principal arma para ganhar um campeonato. Nos custou muito chegar aqui com esse número tão baixo de gols sofridos”.

“Esse susto, podemos chamar assim, que nos sirva de lição. No Brasileiro e no futebol mundial, se você abaixa a guarda um minuto, custa muito caro. Não me preocupa porque é um caso à parte. Mas, sim, me machuca. Odeio que aconteça isso”, declarou Filipe.

Situação na tabela e próximos compromissos

Com os três pontos, o Flamengo chegou a 68 e igualou a pontuação do Palmeiras, que ainda entraria em campo na rodada. Os paulistas, no entanto, seguem à frente pelo número de vitórias: 21 contra 20.

O Flamengo volta a campo no sábado (15), às 18h30, contra o Sport, na Arena Pernambuco, em duelo atrasado da 12ª rodada. Depois, na quarta-feira (19), recebe o Fluminense no Maracanã, pela 34ª rodada do Brasileirão.