Campeonato Brasileiro irá utilizar as seis novas regras criadas pela FIFA; veja detalhes

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Banner Stake

Neste final de semana, começa o Brasileirão Série A. E a edição de 2019 iniciará com as novas regras criadas pela FIFA e aprovadas pela International Football Association Board (Ifab), responsável por gerir o regulamento do futebol, em vigência.

Entre as mudanças, uma delas afetará os técnicos. A partir deste ano, treinadores correrão o risco de serem punidos pela arbitragem. Os árbitros poderão materializar as advertências aos comandantes em cartão amarelo e vermelho.

Além disso, os cartões serão cumulativos. Ou seja, haverá suspensão automática para treinadores no Brasileirão. Em caso de três advertências ou expulsão direta, técnicos ficarão de fora do banco de reservas na partida seguida.

Estas não serão as únicas trocas na regra para o Brasileirão. As mudanças também incluem:

Posicionamento dos goleiros nos pênaltis:

Atualmente, os goleiros são obrigados a manter ambos os pés sobre a linha até o momento em que o adversário realiza a cobrança. A partir da agora, a obrigatoriedade será deixar apenas um pé sobre a marca.

Tiro de meta:

Os goleiros também serão beneficiados com mudanças no tiro de meta. Não será mais obrigatório que a bola saía das dimensões da área antes de outro companheiro poder toca-la.

Mão na bola:

Qualquer jogada real de gol que toque de mão será, imediatamente, invalidada. Até hoje, os lances passam por interpretação do árbitro.

Saída imediata na substituição:

Em qualquer substituição realizada na partida, os jogadores serão obrigados a deixar o gramado na linha mais próxima. A medida visa diminuir a cera realizada, principalmente, nos momentos decisivos das partidas.

Bola ao chão:

Em qualquer momento, quando a bola tocar no árbitro, este deverá interromper a disputa e recomeçar o jogo com bola ao chão.

O futebol brasileiro terá em jogo as mudanças antes de 1º de junho, data oficial da implantação da Ifab. As regras valerão para as séries A, B, C e D. Na Copa do Brasil, as alterações vão ocorrer a partir das oitavas de final. Vale lembrar que o árbitro de vídeo (VAR) atuará em todas as rodadas da principal divisão do país.

Adaptado de: Torcedores