Das finais da Champions para da Libertadores, Rafinha e Filipe Luís desbravam América no Flamengo

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)

Sonho de consumo para os jogadores brasileiros, a Libertadores também tem o seu “glamour” para quem já estava habituado com a Champions League. Os recém-chegados Rafinha e Filipe Luís estão vivendo a experiência de desbravar pela primeira vez o continente americano e alimentam a esperança do Flamengo pelo título que o clube não conquista desde 1981. Na última quarta-feira, o Rubro-Negro empatou com o Inter por 1 a 1 no Beira-Rio e se classificou para a semifinal.

Aos 34 anos, Filipe já disputou três semifinais de Champions pelo Atlético de Madrid e chegou a duas decisões. Curiosamente, nas três oportunidades ele perdeu para o Real Madrid: em 2014; 2016 e 2017. Pelo Flamengo, o lateral-esquerdo foi inscrito para as quartas de final da Libertadores, estreou na competição contra o Inter e tenta ter mais uma chance de ser campeão continental:

— É completamente diferente. Jogo muito mais intenso, os juízes muito mais permissivos, e isso é excelente, jogo fica muito mais rápido. Estou feliz por ter disputado esses jogos e poder disputar uma semifinal de Libertadores, que poucos jogadores tiveram oportunidade de jogar. Tive a oportunidade de jogar três semifinais de Champions, e agora vou poder jogar uma de Libertadores. Estou até ansioso por este momento. Ainda não tem nada feito, só chegamos à semifinal. A gente quer ganhar essa competição, chegar à final, ter o prazer de conquistar esse troféu.

Rafinha, de 33 anos, já conquistou a Champions pelo Bayern de Munique, da Alemanha, em 2013, e agora tenta unificar os títulos com o da Libertadores. Inscrito uma fase antes de Filipe Luís, o lateral-direito já havia participado da classificação sobre o Emelec, do Equador, nas oitavas de final. Ele se mostra ansioso, porém, fez coro com o companheiro de posição ao pedir “pés no chão” ao elenco:

— Totalmente diferente, outro tipo de competição, de preparação. Estou feliz de estar vivendo esse momento no Flamengo, mas a caminhada é longa. Conseguir uma classificação para a semifinal não significa nada. Bom que o Flamengo voltou a disputar uma semifinal depois de mais de 30 anos, mas a gente tem que continuar com os pés no chão porque nessa competição ainda falta muito para chegar – afirmou, apesar de restarem só três jogos para todos os times.

De volta a uma fase de semifinal da Libertadores, o Flamengo vai enfrentar o Grêmio nos dias 2 e 23 de outubro, abrindo na Arena do Grêmio e decidindo a vaga na grande decisão no Maracanã. Mas até lá, Jesus volta o foco para o Campeonato Brasileiro, onde é líder e tem confronto direto pela ponta com o Palmeiras neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Os jogadores folgam nesta quinta-feira e se reapresentam na tarde de sexta, no Ninho do Urubu.

Retirado de: Globo Esporte