Site de estatísticas aponta a probabilidade do time do Flamengo no Brasileirão

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Flamengo conquistou 28 dos últimos 30 pontos disputados no Campeonato Brasileiro. Na última rodada, que foi encerrada neste domingo (06), o Rubro-Negro bateu a Chapecoense por 1 a 0, na Arena Condá, e chegou a 52 pontos. O Palmeiras, vice-líder, empatou com o Atlético-MG por 1 a 1, no Allianz Parque. Com isso, de acordo com o conceituado portal estatístico FiveThirtyEight, o Rubro-Negro passou a ter 82% de chance de título.

O algoritmo utilizado pelo portal para medir as chances de título é atualizado a cada rodada. Antes de as equipes entrarem em campo no fim de semana, o Rubro-Negro era apontado com 70% de chance, contra 26% do Palmeiras, quando o Fla tinha vantagem de três pontos na tabela. Agora, com cinco a mais, o acréscimo superou a margem dos 10%. Enquanto o time carioca passou a ter 12% a mais, o palestrino caiu para 11%, ou seja, decréscimo de 15%.

Apesar da consistente vantagem e do bom rendimento dentro de campo, o Flamengo prega pés no chão e sabe que o caminho ainda é longo para chegar ao título nacional. Restando 15 rodadas para o término da competição, o Rubro-Negro tem o próximo compromisso na quinta-feira (10), quando recebe o Atlético-MG, no Maracanã. Até então, o Fla disputou 11 partidas em casa, nas quais obteve dez vitórias e um empate (31 pontos de 33 possíveis).

Retirado de: Coluna do Fla