Vale a pena? Atacantes gringos são oferecidos ao Flamengo

Marcos braz (esquerda) e Paulo Pelaipe (direita) durante coletiva de imprensa no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O objetivo do técnico Jorge Jesus é contar com todos os reforços antes do fim das férias, mas se aproximando do início da pré-temporada, o Flamengo ainda busca um camisa 9 para reforçar o elenco em 2020.

O rubro-negro busca um centroavante no mercado em meio a indefinição sobre a permanência de Gabriel Barbosa, cujo contrato se encerra nesta terça-feira com o Flamengo. De acordo com a imprensa italiana, a Internazionale já admite aceitar a oferta rubro-negra de R$ 87 milhões por Gabigol. Com isso, nesse momento, falta o jogador e o clube chegarem a um acordo.

Porém, a diretoria do Flamengo busca entendimentos com a Fiorentina pelo atacante Pedro. O ex-jogador do Fluminense é desejo antigo do técnico Jorge Jesus. Mas o clube tem o Grêmio como forte concorrente. O Tricolor Gaúcho, inclusive, pretende envolver o zagueiro Walter Kannemanm na negociação.

Ciente da necessidade do Flamengo, empresários têm oferecido vários centroavantes gringos. Os nomes não foram aprovados pela comissão técnica e diretoria, e outros que poderiam ser avaliados, mas esbarraram em situações que impedem o avanço nas conversas, como nos casos de Nicolás Castillo, do America, e Juan Manuel Iturbe, do Pumas, ambos do México.

Castillo, que marcou apenas quatro gols na atual temporada, teve passagem sem brilho pela Europa. Por lá, ele atuou no Benfica, de Portugal, Frosonone, da Itália, Mainz, da Alemanha, além do Club Brugge, da Bélgica. O chileno demonstrou interesse em defender o Flamengo, mas uma proposta dos Emirados Árabes, esfriou o interesse do rubro-negro.

No caso de Iturbe, num primeiro momento, o Flamengo chegou a se interessar, mas após analisar friamente o desempenho do paraguaio nas últimas temporadas, o clube optou em não formalizar uma proposta. Além disso, Iturbe tem uma oferta vantajosa da segunda divisão da China.

Entre os nomes oferecidos e que agradaram à diretoria, o portal Torcedores conseguiu confirmar três entre quase cinquenta que foram oferecidos ao vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Brás: Emmanuel Giglioti, do Toluca, do México, André Carillo, do Al Hilal, da Arábia Saudita e, Christián Stuani, do Genoa, da Itália.

Mesmo ciente da necessidade de Jorge Jesus, o Flamengo trabalha com calma pois deseja ser cirúrgico na contratação. Atualmente, o elenco conta com Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, Orlando Berrío, Lucas Silva, Lincoln, além de Victor Gabriel para o ataque.

Enquanto o Flamengo não acerta a contratação de um centroavante, o jovem Lincoln, de apenas 19 anos, terá a oportunidade de brigar por um espaço no elenco em 2020. Promovido aos profissionais em 2017, o jogador fez três gols em 17 partidas nesta temporada. No início deste ano, o atacante teve o nome especulado em uma possível transferência para a Internazionale e Fiorentina.

O Lincoln é visto como promessa, mas o técnico Jorge Jesus tem o tratado com cautela para não “queimá-lo ”. Ele, inclusive, é considerado um jogador com potencial de mercado. Por isso, o português vai tentar valorizá-lo no começo de 2020.

Até o momento, o Flamengo acertou com apenas um reforço nesse período de férias: o atacante Pedro Rocha, emprestado pelo Spartak, da Rússia, que defendeu o Cruzeiro nesta temporada. A diretoria rubro-negra tenta oficializar nos próximos dias a chegada de mais duas contratações: o lateral Orejuela, do Cruzeiro e o volante Thiago Maia, do Lille, França.

Retirado de: Torcedores