Saiba como estão as joias do Flamengo vendidas para o futebol da Europa

Vinicius Junior em ação pelo Real Madrid (Foto: Javier Soriano/AFP)

O futebol começou a voltar, aos poucos, na Europa, e é a chance de a torcida do Flamengo acompanhar alguns dos garotos criados no Ninho do Urubu em ação por lá. Nos últimos anos, o clube negociou seis jovens para o Velho Continente: Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Reinier, Felipe Vizeu, Léo Duarte e Jean Lucas.

Cada um deles está num estágio diferente na Europa. Enquanto Vinicius Junior ganhou seu espaço no Real Madrid, Lucas Paquetá ainda não decolou no Milan. Felipe Vizeu, Léo Duarte e Jean Lucas, cada qual à sua maneira, ainda buscam maior destaque. E o caçula Reinier vive fase de adaptação.

Abaixo, o portal ‘Globo Esporte’ mostra a situação de cada um dos meninos revelados no Flamengo.

Felipe Vizeu

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Akhmat Grozny (Rússia)
  • Valor da transferência: 6 milhões de euros

A trajetória de Felipe Vizeu é marcada por oscilação. Após criar expectativa pelo bom desempenho no Flamengo, vestiu a camisa da Udinese no meio de 2018 – com contrato de cinco anos. Contudo o centroavante não aconteceu no futebol italiano e pouco tempo ficou. Desde então, dois outros clubes na carreira.

Voltou ao Brasil no início de 2019, emprestado ao Grêmio. Com Renato Gaúcho, 26 jogos, mas uma passagem marcada pela irregularidade. O resultado foi um novo empréstimo no início de 2020: cobiçado pelo Athletico-PR, acabou fechando com o Akhmat Grozny, da Rússia. Dois jogos oficiais pelo clube na liga, parada desde março.

Jean Lucas

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Lyon
  • Valor da transferência: 8 milhões de euros

Em sua primeira temporada na Europa, Jean Lucas teve pouco espaço no Lyon. O volante foi titular em quatro das 17 partidas que disputou pelo clube francês, com três gols marcados. Das vezes em que começou em campo, apenas uma foi no Campeonato Francês.

Jean teve mais espaço nas copas locais: foi titular em três partidas e marcou dois gols. Em janeiro, o jornal “L’Equipe” noticiou a possibilidade de o volante ser emprestado, com o Atlético-MG como uma das possibilidades. O plano, porém, não avançou. Jean tem contrato com o Lyon até junho de 2024.

Léo Duarte

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Milan
  • Valor da transferência: 11 milhões de euros

As lesões têm atrapalhado a primeira temporada de Léo Duarte pelo Milan. Desde que chegou, em julho de 2019, o zagueiro teve duas lesões importantes.

Primeiro, em novembro, operou o calcanhar e ficou fora por quatro meses. Recentemente, na retomada após a paralisação do futebol na Itália, teve uma lesão muscular na coxa e deve ficar mais um mês fora de combate.

Até o momento, Léo atuou em apenas cinco partidas pelo Milan: quatro delas como titular.

Lucas Paquetá

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Milan
  • Valor da transferência: 35 milhões de euros

Contratado a peso de ouro no fim de 2018, Paquetá não conseguiu ainda mostrar no Milan o futebol que o fez se destacar no Flamengo. Ele até começou como titular, mas aos poucos foi perdendo espaço na equipe, que também não faz boa campanha na atual temporada italiana.

No início do ano, Paquetá chegou a deixar de ser relacionado para o jogo contra o Brescia – segundo a imprensa italiana, um pedido do próprio jogador. Foi titular em apenas três das últimas 10 partidas que disputou.

Ao todo, o meia tem 36 jogos pelo Milan (25 como titular) e apenas um gol marcado. Em maio, foi incluído pelo jornal “Gazzetta dello Sport” em uma seleção de decepções do Campeonato Italiano nos últimos dois anos.

Reinier

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Real Madrid (Espanha)
  • Valor da transferência: 30 milhões de euros

Reinier é a última grande promessa do Flamengo negociado com o futebol europeu. Lançado por Jorge Jesus e contratado a peso de ouro pelos merengues no início do ano, o garoto de 18 anos, que se emocionou na apresentação ao novo clube, dá os primeiros passos com a camisa do Real Madrid Castilla, comandado por Raúl González. O jogador surge como uma grande aposta de Florentino Pérez para os próximos anos.

De acordo com o diário “As”, da Espanha, o meia foi chamado por Zidane para treinamentos com a equipe principal logo na retomada às atividades após a parada devido ao coronavírus. O “Marca”, de Madri, noticiou um possível empréstimo na próxima temporada para Reinier ganhar bagagem.

Vinicius Junior

(Foto: Info Esporte)
  • Clube atual: Real Madrid (Espanha)
  • Valor da transferência: 45 milhões de euros

A maior das joias dos últimos anos do Flamengo, Vinicius Junior é quem mais ganhou destaque na Europa até o momento. E segue entre os grandes. O garoto teve brilho logo após a estreia em agosto de 2018 e foi capa dos principais jornais do mundo. Com nível de exigência elevado, alternou bons e maus jogos, mas teve a infelicidade de uma lesão grave nos ligamentos do tornozelo logo num momento de crescimento dentro da equipe e acabou cortado da lista de convocados de Tite para a Seleção.

Após dois meses parado, voltou ainda para os jogos finais da temporada 2018/19. Começou o novo ciclo com forte concorrência e sem a mesma performance, levantando rumores de empréstimo na Europa. Bancado por Zidane, ganhou confiança e cresceu de nível em 2020. Um dos destaques da equipe antes da parada devido à pandemia – eleito melhor jogador de fevereiro do Real em eleição realizada por um patrocinador do clube -, Vinicius ainda deixou sua marca no Superclássico contra o Barcelona, na vitória por 2 a 0 no Santiago Bernabéu.

Retirado de: Globo Esporte