Fluminense é punido por gritos de “time assassino”

Entrada do Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou o Fluminense nesta terça-feira pelos gritos da torcida de “time assassino” contra o Flamengo – em alusão à tragédia do Ninho do Urubu – no clássico do dia 29 de janeiro, pela Taça Guanabara. O clube já havia sido advertido pelo ocorrido em fevereiro, mas a Procuradoria do tribunal recorreu da decisão. No novo julgamento, o Tricolor foi punido com multa de R$ 25 mil.

A multa foi aplicada pelo artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento: I – de obrigação legal; II – de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; III – de regulamento, geral ou especial, de competição”. O clube Irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Leia também:

O fato ocorreu na vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Flamengo no dia 29 de janeiro, pela Taça Guanabara.

Embora não tenha sido relatado na súmula pelo árbitro, o clube foi denunciado pela Procuradoria e enquadrado em dois artigos: pelo teor discriminatório das palavras – 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – e por descumprir o Regulamento Geral das Competições, Código Disciplinar da Fifa e Estatuto do Torcedor.

Na época da advertência, o Fluminense também recorreu da decisão. Após o primeiro julgamento, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, usou as redes sociais para pedir aos torcedores para não repetirem os gritos, uma vez que o Fluminense, em caso de reincidência pelos próximos seis meses, pegaria uma punição maior, desde multas à perda de pontos no Campeonato Carioca.

Retirado de: Globo Esporte