Rede Globo ‘celebra’ eliminação do Flamengo na Libertadores

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

A eliminação do Flamengo na Libertadores gerou alívio e comemoração nos corredores da Globo. Nada contra o desempenho do time em campo. A “torcida” se dava por interesses comerciais da emissora.

Com o time do Rio fora da competição transmitida pelo SBT nos meios de semana, a Globo celebra o fato de poder usar o time do Rio nas quartas-feiras das semanas em que ocorrem jogos do torneio sul-americano e que a emissora tem a grade em aberto, uma vez que rescindiu contrato com a Conmebol.

Leia também:

E isso já começará em 6 de janeiro, uma quarta-feira, no meio de semana quando ocorrerão as primeiras partidas das semifinais da Libertadores provavelmente com outros times brasileiros — Palmeiras, Santos, Inter e Grêmio ainda estão na disputa. A CBF desmembrou na noite desta quarta-feira (2) mais quatro rodadas da Série A e foi marcado Flamengo x Fluminense, pela 28ª rodada, para 6 de janeiro.

É provável que Goiás x Flamengo, pela 30ª rodada, seja marcado para 13 de janeiro, outra quarta-feira e no meio de semana em que ocorrerão as partidas de volta das semifinais da Libertadores. Jogos de Corinthians e São Paulo, para a praça paulista, também serão puxados para quartas-feiras, como já vinha ocorrendo.

A Globo tem pedido à CBF que antecipe para as quartas partidas da rodada do fim de semana do Brasileiro para compor sua grade nas semanas que o campeonato nacional para por causa das competições sul-americanas. O Corinthians tem sido mais usado, mas na semana que vem dia 9, por exemplo, será a vez de São Paulo x Botafogo, confronto atrasado da 18ª rodada.

Na semana seguinte, do dia 16, ocorrerão os jogos de volta das quartas de final da Libertadores e da Sul-Americana e a Globo já fez o pedido para duas partidas, confirmadas pela CBF: São Paulo x Atlético-MG, que pode valer a liderança do campeonato, e Atlético-GO x Fluminense . Não foi possível puxar o Flamengo já que o rival rubro-negro na rodada do final de semana seguinte, a 26ª, será o Bahia. O time de Salvador jogará pelas quartas de final da Sul-Americana.

Com contrato até 2024 para todas as mídias do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Globo viveram um 2020 com relação turbulenta. O clube do Rio foi o principal articulador da medida provisória assinada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que mudou as regras dos direitos de transmissão no Brasil por quatro meses (até a MP caducar e não virar lei).

Sem acordo para o Campeonato Carioca-2020, a Globo viu o Flamengo transmitir um jogo do Estadual na plataforma do clube contra o Boavista, rival com contrato vigente e que, no entendimento da emissora, não permitia a transmissão já que era anterior ao texto da MP. Isso fez a Globo rescindir com a Federação de Futebol do Rio e os clubes pelo Carioca.

CBF dá folga de Ano-Novo

A CBF decidiu fazer uma alteração em seu calendário de janeiro de 2021 — por causa da pandemia de Covid-19 o Brasileiro, a Copa do Brasil e os torneios sul-americanos (Libertadores e Sul-Americana) só terminarão no ano que vem. Pelo desmembramento das rodadas anunciado nesta quarta-feira (2), os times ganharão folga no fim de semana de 2 e 3 de janeiro, ou seja, logo após o Réveillon.

Para encaixar no calendário, a CBF marcou rodada cheia para o meio de semana de 6 e 7 de janeiro, mas há um problema: os times brasileiros que estiverem nas semifinais da Libertadores e da Sul-Americana terão que ter jogos do Brasileiro adiados. Haverá, por exemplo, um Palmeiras x Corinthians — o time treinado por Abel Ferreira já está nas quartas da Libertadores.

Santos ou Grêmio, que podem se enfrentar nas quartas da Libertadores, Inter e Bahia e Vasco, estes dois pela Sul-Americana, também poderão ter partidas adiadas. O Brasileiro já sofre com adiamentos desde seu início, em agosto, com a tabela de classificação desarrumada com times com mais ou menos jogos.

Retirado de: Marcel Rizzo/UOL