Copa do Brasil castiga ‘favoritos’ e tem menor número de grandes clubes nas oitavas desde 2012

Taça da Copa do Brasil (Foto: Tayrane Corrêa)

A terceira fase da Copa do Brasil foi cruel com o grupo dos chamados 12 grandes clubes e garantiu uma série de eliminações de algumas das camisas mais tradicionais do país. As quedas de Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Internacional entraram também para a história do torneio, que não via tantos grandes serem eliminados antes das oitavas de final desde 2012.

Há nove anos, apenas Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo marcaram presença nas oitavas de final. O time paulista, dirigido por Luiz Felipe Scolari, foi o campeão após final contra o Coritiba. Desde então, no mínimo oito integrantes do clube dos grandes disputaram as oitavas da Copa do Brasil.

A atual edição do torneio terá no máximo sete, levando em conta o Flamengo (que terá que superar, mais uma vez, o péssimo calendário do futebol brasileiro). Os demais garantidos são Santos, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Vasco e Fluminense.

Vale lembrar que isso foi possível, especialmente, pela mudança de regulamento, que colocou os clubes da Conmebol Libertadores para entrar na terceira fase, e não mais nas oitavas de final como acontecia nas edições passadas. Assim, abriu-se uma maior possibilidade para surpresas. CRB e Juazeirense eliminaram Palmeiras e Cruzeiro nos pênaltis, o Atlético-GO segurou o Corinthians dentro e fora de casa, enquanto o Vitória tirou o Inter no Beira-Rio.

Veja abaixo os grandes nas oitavas da Copa do Brasil desde 2013:

Retirado de: ESPN