Flamengo vence primeira de junho dosando energias, mas time está ajustado

7
Maurício Souza e Diego Ribas conversam durante treino do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo sobrou no primeiro tempo no Couto Pereira. Empurrando o Coritiba para o campo de defesa e desmontando a estratégia do treinador Gustavo Morínigo, que armou seu time para duelar com os rubro-negros pela posse de bola. Mas sofreu com a lentidão de Rafinha, Robinho e Léo Gamalho na frente.

O time de Rogério Ceni, afastado por Covid-19 e substituído à beira do campo por Maurício Souza, adiantou a marcação e liberou Filipe Luís pela esquerda, já que Gamalho ficava sozinho contra Willian Arão e Gustavo Henrique. O time rodava a bola, abria pelo lado e cruzava para Rodrigo Muniz.

O substituto de Pedro, voltando da seleção olímpica, e Gabigol, que não se apresentou para o jogo, não contribuía tanto tecnicamente no trabalho de pivô, mas compensava com presença física na área adversária. Até Vitinho cobrar escanteio e o jovem centroavante colocar nas redes de cabeça.

Poderia ter marcado outro, se a arbitragem, sem auxílio de VAR nesta terceira fase da Copa do Brasil, não marcasse um absurdo impedimento de Bruno Henrique, que serviu o companheiro de ataque. Dois gols seriam uma vantagem mais condizente para um primeiro tempo de 71% de posse, 92% de efetividade nos passes, oito finalizações (cinco no alvo) e 11 desarmes, cinco no campo de ataque.

Na segunda etapa, um claro cuidado para dosar energias. Também maiores cuidados defensivos, sem se expor tanto e garantir a terceira partida consecutiva sem sofrer gols. O Coritiba ficou mais intenso e rápido nas transições com Taison, Dalberto e Waguininho no ataque. Subiu a posse de 29% para 34% e finalizou cinco vezes, duas na direção da meta de Diego Alves.

O Fla só mais quatro, duas no alvo. Maurício colocou em campo reservas com mais rodagem: Rodinei, em sua reestreia, Hugo Moura e Michael. Ainda havia Bruno Viana, Léo Pereira e Renê, mas não havia razões para mexer no trio da saída de bola de trás – com Tailson pela direita, Filipe Luís voltou a recuar e guardar posição.

Rotação mais baixa para administrar. Muito provavelmente pela consciência de que junho será um mês de elenco mutilado por convocações, com cerca de 15 jogadores rodando o tempo todo. Como não era possível forçar para impedir o jogo da volta, o time empurrou com a barriga.

Mas há boas notícias nesta volta depois de 10 dias sem jogar. Além de não sofrer gols, o Flamengo mostrou que, mesmo desfalcada, a equipe está ajustada. Com modelo de jogo assimilado e bem executado. É claro que Ceni tem problemas em escolhas, substituições e leitura de jogo para fazer mudanças, virtudes que são conquistadas com o tempo.

Mas a evolução coletiva é nítida. E será um trunfo para um mês complicado, que pode comprometer a temporada se mal administrado. Por isso começar vencendo foi fundamental.

Retirado de: UOL – André Rocha

7 COMENTÁRIOS

  1. Podia ter liquidado essa classificação se tivesse um pouquinho só de vontade. Levou a decisão para o Maracanã e espero não ter surpresas, tipo eliminação do porco.

  2. Tem que melhorar muito esses r3servas viu,o jogo de ontem mostrou um time mediano e sem forças para fazer um resultado elástico em cima de um time de série B

  3. Como torcedores podemos escolher em criticar ou apoiar. Mas neste momento difícil para ambos, o melhor seria apoiá-los até retomarem o melhor de suas carreiras…

  4. Vitinho jogou mal mesmo, mas ainda assim quem cobrou o escanteio pro gol e achou Bruno na área na jogada do gol mal anulado foi ele.

  5. estava aqui mim perguntando que danado esse vitinho e esse michael a inda esta ai no flamengo porque na moral dois cara ridículo na moral tem que ser vendido ou emprestado ou dado mais no flamengo tem que mofa no banco os cara nao faz uma jogada que preste vitinho so joga para trás mlk e ruim de bola ae vende Gerson comendo abola vtmc

    • Alexandre, embora os dois estejam passando por uma má fase não está faltando empenho nem vontade de ambos da partes, e ao meu ver eles estão compensando as más atuações com muita luta e dedicação!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here